24 dicas para economizar de 10% a 25% em sua conta de energia

1004

Nós tivemos aproximadamente 60% de aumento no valor de nossa conta de energia nos Áºltimos doze meses, então o jeito É aprender a economizar energia.

Existem coisas bastante simples que você pode fazer e que podem economizar de 10% a 25% na sua conta de energia sem que você não precise gastar nem um tostão a mais para implementá-las.

Siga as dicas a seguir e economize.

– Desligue itens que você raramente usa.

– Desligue seus televisores, DVDs, Blurays, aparelhos de som, relógios, aspiradores sem fio e aparelhos de pequeno porte quando você e sua familia estiverem ausentes de sua residência. Muitos aparelhos consomem energia mesmo quando estão desligados.

– Desligue as luzes e aparelhos quando não estiverem em uso.

– Lembre-se de desligar o computador, ou usar a configuração de economia de energia quando não estiver em uso.

– Diminua o brilho do seu televisor e do monitor do computador, nos aparelhos mais modernos existem configurações de economia de energia e você pode fazer isto facilmente.

– Mantenha as luzes e luminárias limpas, especialmente se você reduziu o nÁºmero de luzes que em sua casa. A sujeira absorve a luz. Deixe as luzes esfriarem antes de limpá-las e nunca toque nas lÁ¢mpadas halógenas com as mãos nuas, o óleo da sua pele pode danificar estas lÁ¢mpadas, use um pequeno pedaço de papel para segurar a lÁ¢mpada.

– Vista-se de acordo com o clima e a estação.

– Feche aberturas e janelas de sua casa meses de inverno para não precisar de aparelhos elÉtricos para aquecimento.

– Se o seu aparelho de ar condicionado está instalado próximo ao chão, mantenha a área em torno dele limpa e livre de obstáculos para manter o fluxo de ar. Aspire os filtros pois eles podem ajudar a aumentar a eficiência entre as substituições de filtros.

– Defina ou programe o termostato do ar condicionado de acordo com a Época, baixe no máximo cinco graus em relação Á  temperatura ambiente e a sensação de amenização do calor já será agradíel.

– Tire o máximo proveito do revestimentos de janela. No verão, persianas e cortinas durante o dia para manter o calor fora. No inverno, revestimentos de janela que captem o calor do sol podem ajudar a manter a sua casa aquecida.

– Use a sua máquina de lavar louça e sua máquina de lavar roupa e secadora, no final da noite tanto quanto possÁ­vel, assim você poderá usar estes aparelhos com uma maior carga economizando em ciclos de lavagem.

– Executar cargas completas em sua máquina de lavar louça e máquina de lavar e secar roupa. Use água fria para lavar a roupa, tanto quanto possÁ­vel (90% da energia das máquinas de lavar É usada para aquecer a água).

– Se você tem aquecedor solar de água para o seu chuveiro e ele É do tipo sem partes elÉtricas, considere aproveitar a água quente tambÉm para a máquina de lavar roupas e tambÉm para a de lavar louças.

– Use a opção de poupança de energia em sua máquina de lavar louças, permitindo que os pratos sequem ao ar. Se a sua máquina tem um filtro, mantê-lo limpo tambÉm É bastante importante.

– Limpe o filtro da secadora de roupas a cada carga.

– Sempre que puder utilize um varal para secar suas roupas.

– Nos dias mais quentes considere fazer seu churrasco ao ar livre ou cozinhar mais no final da tarde reduzindo o calor que entram em sua casa a partir de qualquer fonte e isto vai reduzir a carga em seu ar-condicionado.

– Limpe os queimadores do seu fogão para que ele trabalhe sempre com as chamas bem ajustadas economizando assim o gás.

– Certifique-se de que a comida esta em temperatura ambiente e coberta antes de ir para a geladeira.

– Use o recurso de economia de energia em sua geladeira, se ele estiver disponÁ­vel, ou ajustar o termostato para a temperatura correta de acordo com as estações do ano.

– Mantenha o seu congelador tão completo quanto possÁ­vel. Use recipientes ou garrafas de plástico cheias de água para os espaços vazios no congelador, isto vai garantir que ele troque menos calor com o ambiente externo e não precise ligar constantemente para se manter tão frio quanto necessário.

– Não obstrua as prateleiras da sua geladeira pois o ar frio precisa de espaço para circular e manter os alimentos na temperatura correta evitando assim de a geladeira se ligar mais vezes que o necessário durante o funcionamento.

– Manter as borrachas dos refrigeradores e freezers limpas.

– Desligue a torneira enquanto você escova os dentes na pia e, enquanto você está se ensaboando ou esfregando o shampoo nos cabelos enquanto estiver no chuveiro.

Acredite, não somente por questões financeiras mas tambÉm por questões ambientais É muito importante economizar energia elÉtrica, principalmente se você não tem o seu próprio sistema de produção de energia em casa, como os aquecedores solares e painÉis solares para produção de energia elÉtrica em sua residência.

Quanto mais destas dicas você conseguir implementar maior será a economia e o ganho que você terá.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here