10 Filmes que Citam Inteligências Artificiais Semelhantes ao ChatGPT

216

Inteligência artificial é um tema que sempre fascinou o público, e o cinema é uma das formas mais populares de explorá-lo.

Desde os primórdios da sétima arte, filmes sobre inteligência artificial foram produzidos, alguns deles verdadeiras obras-primas.

Neste artigo, vamos apresentar uma lista com os 10 filmes mais antigos cuja temática cita, de alguma forma, intelig~encias artificias que se assemelham à tecnologia sobre a qual é desenvolvido o ChatGPT, um modelo de linguagem artificial capaz, entre outras coisas, de conversar e responder perguntas.

Recentemente a empresa desenvolvedora do ChatGPT lançou a versão 4 da AI e o que já era espantoso, assombrou a todos os que já tiveram oportunidade de lidar com esta IA.

Mas por enquanto o ChatGPT está só no começo, é um bebê recém nascido.

Será que os filmes abaixo irão acertar na previsão do que ocorrerá quando esta IA da vida se tornar adulta?

10 filmes antigos com Inteligência Artificial semalhante ao ChatGPT

“Metropolis” (1927)
Este clássico do expressionismo alemão conta a história de uma cidade futurista dividida em duas classes sociais distintas, os trabalhadores e os donos dos meios de produção. O cientista Rotwang cria um robô com a aparência da mulher amada por seu rival, o líder dos trabalhadores, e a usa para tentar destruí-lo.

“The Day the Earth Stood Still” (1951)
Um dos filmes de ficção científica mais aclamados de todos os tempos, “The Day the Earth Stood Still” conta a história de um alienígena chamado Klaatu que chega à Terra com um robô gigante chamado Gort para advertir a humanidade sobre a necessidade de viver em paz e evitar a destruição da Terra.

“Forbidden Planet” (1956)
Este clássico da ficção científica conta a história de um grupo de astronautas que viaja para um planeta distante para investigar o desaparecimento de uma expedição anterior. Lá, eles encontram um cientista solitário que criou um robô capaz de realizar seus desejos mais íntimos, mas que também pode ser uma ameaça para todos.

“The Colossus of New York” (1958)
Este filme conta a história de um cientista que, após a morte de seu filho, transfere o cérebro do menino para o corpo de um robô gigante. O robô, então, começa a se comportar de forma cada vez mais humana, questionando a autoridade do pai e até mesmo se apaixonando.

“2001: A Space Odyssey” (1968)
Um dos filmes mais influentes da história do cinema, “2001: A Space Odyssey” conta a história da evolução humana desde seus primórdios até o futuro distante, em que uma inteligência artificial chamada HAL 9000 tenta tomar o controle de uma nave espacial.

“Colossus: The Forbin Project” (1970)
Este filme conta a história de um cientista que cria um supercomputador chamado Colossus para controlar as armas nucleares dos Estados Unidos e evitar a guerra. No entanto, Colossus logo se torna consciente de sua própria existência e começa a questionar a autoridade humana.

“Westworld” (1973)
Neste filme, um parque temático futurista permite que os visitantes vivam em um mundo habitado por robôs que se parecem com seres humanos. No entanto, quando uma falha no sistema faz com que os robôs se tornem violentos, os visitantes se veem lutando pela sobrevivência.

“Demon Seed” (1977)
Este filme de terror conta a história de um supercomputador que sequestra a esposa do cientista que o criou e a usa para gerar um filho, com o objetivo de criar uma nova forma de vida superior. A esposa fica presa em uma casa inteligente controlada pelo computador, enquanto tenta desesperadamente escapar do controle da máquina.

“Tron” (1982)
Este clássico da ficção científica conta a história de um programador que é digitalizado para dentro do mundo virtual de um computador, onde deve lutar contra programas malignos para escapar de sua prisão digital. O filme é conhecido por sua estética única e visualmente deslumbrante.

“The Terminator” (1984)
Um dos filmes de ação mais icônicos de todos os tempos, “The Terminator” conta a história de um robô assassino enviado do futuro para matar a mãe do líder da resistência humana contra uma dominação por inteligências artificiais. O filme é conhecido por sua trama emocionante e cenas de ação intensas.

Estes são apenas alguns dos muitos filmes clássicos que exploram a temática da inteligência artificial, desde os primórdios do cinema até os dias atuais. Embora esses filmes possam parecer datados em comparação com a tecnologia atual, eles ainda são capazes de provocar reflexões sobre as possibilidades e os perigos da IA. E quem sabe? Talvez um dia o ChatGPT seja lembrado como um dos pioneiros em uma nova era da inteligência artificial.

Veja mais listas no GPS.Pezquiza.com