Cuidado! Golpe da multa falsa, IPVA falso, conta de energia falsa, conta de água falsa…

3892

Há dias que estou para escrever esse aviso sobre um golpe que está pegando muita gente aqui no Brasil mas somnente hoje que me deparei com o bleto para o pagamento do IPVA do meu carro foi que me lembrei de escrever.

O negócio aqui no Brasil não tá fácil não meu amigo, a gente tem que ficar esperto com tudo, tudo mesmo.

Vejam só este novo golpe que a malandragem especializada em informática está aplicando, após ter acesso aos seus dados, o que atualmente não é muito difícil, os golpistas cibernéticos estão falsificando tudo que é tipo de conta que não cause suspeita e enviando para a sua casa com a certeza de que você, consumidor, irá pagar sem desconfiar de nada e depois não vai ter como recorrer.

Um dos exemplos mais gritantes é o golpe das multas de trânsito falsas, que é muito simples de aplicar, basta o golpista conseguir uma foto de carro parecido com o seu, editar a foto para parecer com aquelas fotos de radar e colar ela em cima de uma formulário parecido com o que é emitido pelo Detran quando você comete alguma infração.

lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo

Mandou para a sua casa indicando que você foi multado há alguns meses e que já passou o prazo do recurso, sendo que se pagar até dia tal, que geralmente está próximo, terá um bom desconto no valor real da multa.

A carta já tem o boleto de pagamento da multa igual ao que é emitido pelo Detran, e a maioria das pessoas paga sem nem desconfiar que na verdade foi um vigarista que emitiu aquela multa e que os dados no boleto bancário fazem o dinheiro que você pagou pela falsa multa ir para a conta bancária de um laranja e depois ser desviada para a conta do golpista.

Mas a mesma situação está ocorrendo com diversos tipos de boletos de pagamento que você recebe mensalmente.

Cuidado, muito cuidado, conta de água, conta de energia, conta de telefone, conta de tv por assinatura, fatura de cartão de crédito e por aí vai.

Desconfie de todas, sim, de todas.

Eu mesmo antes de pagar qualquer boleto que me chega pelos Correios primeiro acesso o site de cobrança da empresa que me enviou o boleto e tiro um boleto por este tal site, e aí pago o boleto do site.

Mas vale também recorrer àqueles locais que concentram vários atendimentos governamentais, aqui em Goiânia se chama Vapt-Vupt, onde você pode ir no balcão da concessionária e emitor o boleto de pagamento.

As concessionárias também tem nos seus sites um sistema de emissão de segunda via, as empresas de cartão de crédito também tem e po aí vaí.

Esses boletos falsos uma vez pagos pelo consumidor é praticamente impossível de recuperar o dinheiro.

Infelizmente esse é o mundo em que vivemos.