UM RECEPTOR QUE CAPTA 8 CANAIS AO MESMO TEMPO com um tunner só?

2813

Eu fiz ontem a matÉria RECEPTORES DE SATÉLITE 4K ULTRA HD — Alguns modelos já existentes e falei na matÉria sobre o receptor VU+ Ultimo 4K PVR ready Linux Receiver UHD 2160p que com um Áºnico tunner DVB-S2 É capaz de captar atÉ 8 canais ao mesmo tempo.

Recebi hoje cedinho um e-mail do Mariozan de Salto do Paranapanema – que eu não sei onde fica e ele não disse, alguÉm aÁ­ me ajuda – pedindo para falar um pouco sobre como isto É possÁ­vel.

Um receptor que capta 8 canais ao mesmo tempo com um tuner só?

Este tuner do Vu+ ULtimo 4K É um tuner do padrão FBC (Full Band Capture e trabalho em conjunto com o LNB Unicable, este LNB É o mesmo que as operadoras de tv por assinatura vem usando para passar apenas um cabo entre o LNB e uma chave controladora e então ligar diversos pontos extras em uma mesma residência.

O que ocorre no caso da operadora É que você tem vários receptores com seus tuners que captam apenas um canal por vez mas que fazem para o LNB requisições de sintoniza de diversos transponders diferentes em frequência e polarização ao mesmo tempo sem que estas requisições interfiram nos tuners dos outros receptores, para isto há que se fazer a configuração correta para o tipo de LNB no receptor da operadora.

Neste caso se está usando uma chave entre o LNB e os receptores, mas o importante É que o LNB aceita em apenas um cabo a requisição de diversos receptores ao mesmo tempo.

No caso do tuner padrão FBC (Full Band Capture) do receptor Vu+ ULtimo 4K, esse Áºnico tuner consegue simular para o LNB Unicable que ele É na verdade diversos receptores ao mesmo, uma tecnologia que É chamada de virtualização.

Mas captar 8 canais ao mesmo tempo em um Áºnico receptor serve para que mesmo?

Você pode, por exemplo, assistir a quatro canais ao mesmo tempo, para quem gosta de canais de esportes É um prato cheio.

Você pode gravar quatro canais diferentes ao mesmo tempo.

Você pode enviar para a rede interna, via streaming, quatro canais ao mesmo tempo e assistir a outros quatro na tela da televisão

E diversas outras configurações que o potente Vu+ ULtimo 4K deixa você fazer.

Que eu conheça não há ainda no Brasil um receptor com esta tecnologia FBC, mas se alguÉm conhecer, mesmo que seja de operadora, manda um e-mail aÁ­ pra gente falando qual É.