Tem como captar canais abertos na Banda KU? SBT, Record, Globo e outros?

17998

Recebi o seguinte questionamento através de e-mail de um usuário que não se identificou com o seu nome, mas aqui trago a pergunta dele:

Gostaria de saber se consigo pegar canais livres em banda ku , exemplo globo, SBT , cultura etc…. Obrigadão …

A principal característica da Banda KU para o nosso território não é servir canais com sinal aberto, sejam eles para quais propósitos forem, inclusive como no caso da pergunta feita sobre os canais abertos de grandes redes de televisão brasileira.

A Banda KU para o nosso território é mais comumente usada para servir as operadoras de tv por assinatura e também a empresas que precisam transmitir entre sua matriz e filial, canais de cursos e outros canais com finalidade bastante específica.

Isto não quer dizer, no entanto, que não se encontre vez ou outra algum sinal aberto destas grandes redes de televisão sendo transmitidos na Banda KU, é sim possível, mas não é tão previsível quanto ocorre com a Banda C. Quando há sinal aberto de emissoras na Banda KU o que está ocorrendo é alguma manutenção programada pela operadora de tv, por necessidade própria ou da operadora de satélite.

Há alguns anos esse fato era bem mais comum, hoje nem tanto.

Procurei hoje, 08/07/19 em diveros satélites e não encontrei sinal aberto de nenhuma grande emissora sendo transmitido em Banda KU. Estão todas devidamente codificadas, o que é a situação considerada normal.

Pela característica do agrupamento de diversos sinais abertos destas grandes redes em um satélite Banda C específico, ou talvez em dois satélites usando um kit carona, é mais viável utilizar a Banda C quando se quer captar sinais livres no satélite.