Telstar 1, o satÉlite que mudou o mundo completa 50 anos

878
ParabÉns ao satÉlite Telstar 1, o primeiro satÉlite produzido por um consórcio de empresas privadas, entre elas a AT&T e a empresa de correios britÁ¢nica, o consórcio contou com a ajuda da Nasa e o Telstar 1 foi lançado ao espaço 10 de julho de 1962, precursor da revolução da telecomunicação em todo o mundo, o Telstar 1 É um dos sÁ­mbolos do orgulho americano.

Em 11 de julho de 1962 Alastair Cooke fez a primeira transmissão de som num link de satÉlite a partir da cidade de Nova York.

12 dias depois a primeira transmissão de tv via satÉlite ocorreu entre Europa e Estados Unidos e durou cerca de 20 minutos. A transmissão começou com uma imagem de estrelas e listras que voam atÉ estação de terra americana em Andover, Maine, e em seguida a visão da bandeira da União sobrevoando Downs Goonhilly.

Com o sucesso da primeira transmissão uma segunda transmissão foi feita envolvendo 50 cÁ¢meras em 9 paÁ­ses europeus transmitindo para o solo americano. A rainha Elizabeth II leu uma mensagem de Natal em que afirmou que o Telstar 1 era “o foco invisÁ­vel de um milhão de olhos”.

O satÉlite Telstar 1 teve vida curta, orbitava entre 593 a 3503 milhas da Terra e em fevereiro de 1963 deixou de funcionar.

Mesmo assim É um marco de imensa importÁ¢ncia para a vida moderna e sempre lembrado por quem vive dos meios de comunicação e toda a indÁºstria e mÁ­dia em volta dela.


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here