STARONE D2 TERÁ LANÁ‡AMENTO ADIADO POR PRAZO INDETERMINADO POR CAUSA DO CORONAVÁRUS

2315

O satÉlite StarOne D2 tinha lançamento previsto para maio de 2020 e posteriormente agendado para julho de 2020 (segundo a própria Arianespace), no entanto esta previsão se somará a tantas outras datas que já se marcaram anteriormente para o lançamento deste importante satÉlite que ocupará a posição orbital 70°W em substituição ao StarOne C2.

O lançamento do StarOne D2 será adiado para data e por prazo ainda indeterminados.

O motivo É a pausa de atividades que ocorrerá no centro de lançamentos aeroespaciais de Kourou, na Guiana Francesa.

A base de foguetes da Arianespace suspendeu todas as campanhas e missões de lançamento por causa do CoronavÁ­rus.

O próprio Arianespace, alÉm da agência espacial francesa CNES e de muitas outras empresas com sede em Kourou, interromperam todas as atividades de acordo com as instruções do governo francês, enquanto o Covid-19 permanece ativo.

O espaçoporto retomará as atividades assim que as condições de saÁºde permitirem.

A Agência Espacial disse que a medida excepcional foi projetada para proteger a saÁºde dos funcionários e da população local, alÉm de manter a segurança necessária para a preparação de lançamentos programados.

Os próximos lançamentos comerciais programados incluem um satÉlite Galaxy 30 (para Intelsat) e BSAT-4b (para o operador de satÉlite japonês BSAT), que estavam agendados para serem lançados juntos em junho, e o Star One D2, que seria lançada em julho.