Satélite StarOne – Anatel pede que StarOne modifique transmissões de canais em seus satélites

889
Todo mundo sabe da grande importância que tem os satélites da StarOne para as transmissões de tv no Brasil, principalmente o StarOne C2, no qual o sinal aberto para Banda C é o mais sintonizado no Brasil.

Por isto a StarOne acabou tendo que se recusar a atender um pedido da Anatel sobre as transmissões de banda c em seus satélites.

O problema é que a Anatel licitou frequências de transmissão terrestre na faixa de 3,5 GHz, a mesma em que estão sendo transmitidos muitos canais banda c nos satélites da StarOne, inclusive no StarOne C2.

Quando as transmissões terrestres iniciarem, a força destas pode interferir e até mesmo bloquear o sinal das transmissões de satélite na mesma frequência.

Por isto a Anatel pediu que a StarOne migrasse os transponders que podem ser afetados para frequências mais baixas.

No entanto, isto se tornaria uma missão praticamente impossível, no caso do StarOne C2, por exemplo, os canais abertos da parabólica analógica e também vários canais digitais, inclusive em alta definição, deveriam ser migrados para frequências mais baixas, no entanto não há possibilidade no satélite para mudança tão radical, faltaria frequência para tantos canais.
Migrar canais para outros satélites obrigaria a todos aqueles que captam o satélite a apontarem antenas para vários satélites.

Não é fácil arrumar lugar para toda a necessidade de todos os canais nos satélites que poderiam receber canais do StarOne, já que eles teriam que ter a mesma tecnologia de transmissão e atender à mesma cobertura da transmissão atual.

Quando o sinal terrestre começar a ser utilizado, aí sim o problema vai ter que ser contornado e deverá haver mudanças para todos, inclusive os clientes que recebem estes canais.

scr>