SATÉLITE LANÁ‡ADO PARA ENFEITAR O CÉU IRRITA OS CIENTISTAS

3319

Uma empresa da Nova ZelÁ¢ndia chamada Rocket Lab lançou uma nova categoria de satÉlites que promete causar muita confusão daqui por diante e que por si só já se transformou na dor de cabeça dos cientistas que estudam o universo atravÉs de aparelhos instalados em solo, É o satÉlite que não tem nenhuma função real a não ser enfeitar o cÉu e chamar a atenção de quem está na Terra, a nova mania pode atÉ ser interessante para o cidadão comum que gosta destas firulas mas na realidade É potencialmente perigosa para as necessidades de uso real do espaço.

O satÉlite foi lançado pela Rocket Lab no Áºltimo dia 21 janeiro e recebeu o nome de “Estrela da Humanidade”, a justificativa da empresa para colocar o penduricalho em órbita É atrair a atenção das pessoas para o espaço.

A Estrela da Humanidade É feita de fibra de carbono e tem colado em seu corpo 65 painÉis refletores de luz, alÉm disto em órbita ela gira continuamente e muito rápido.

O satÉlite decorativo deve passar aproximadamente 9 meses orbitando a Terra em uma baixa altitude atÉ que faça a reentrada na atmosfera terrestre em outubro sendo destruÁ­do pela combustão provocada pela aceleração e contato com os gases da atmosfera terrestre.

Mas enquanto o satÉlite Estrela da Humanidade se mantiver em órbita ele deve se tornar o objeto mais brilhante visÁ­vel a olho nu pelas pessoas que estiverem observando o cÉu no momento em que ele estiver passando, ele É mais visÁ­vel durante o pôr e o nascer do sol e em noites de cÉu claro.

E qual seria então o motivo dos cientistas não terem gostado nada da ideia de se lançar esta Estrela da Humanidade para decorar os cÉus?

Objetos brilhantes em órbita baixa terrestre atrapalham a observação de corpos celestes importantes captados por instrumentos de observação celeste que necessitam ser muito sensÁ­veis justamente para conseguir captar as Á­nfimas quantidades de luz que chegam destes corpos celestes, um objeto em órbita como o satÉlite Estrela da Humanidade cuja Áºnica função de existir É ser extremamente luminoso funciona como um bloqueio para os instrumentos cientÁ­ficos de observação do espaço.

Os cientistas tambÉm dizem que já há milhares de objetos orbitando a Terra em órbitas diferentes e que estes objetos com funções reais e tambÉm os que já se tornaram lixo espacial já atrapalham bastante as observações cientÁ­ficas do Universo feitas a partir do solo, com a moda dos satÉlites inÁºteis a poluição da órbita terrestre deve acelerar bastante e provocar um retrocesso nos estudos do Universo feitas atravÉs da observação do cÉu.

A moda tambÉm pode provocar acidentes com os satÉlites de estudo e outros lançados em órbita baixa.

A preocupação É real já que há planos de outros ricos e endinheirados de enviarem os seus próprios satÉlites decorativos para enfeitar o cÉu, É a nova maneira que eles inventaram para chamar a atenção e ganhar os seus minutos de fama.

Veja abaixo uma imagem do satÉlite Estrela da Humanidade antes de ser lançado.