SatÉlite equipado com celular Nexus One será lançado este mês

723

Um satÉlite medindo apenas 30 centÁ­metros de largura e pesando incrÁ­veis 4,5 kg, esta É a invenção de cientistas da Universidade de Surrey, no reino Unido, e foi batizado de STRaND-1.

Mas o inusitado não É apenas o tamanho do STRaND-1, o pequeno satÉlite tem como cÉrebro um celular Nexus One, um celular desenvolvido pela HTC para o Google.

O Nexus One já É considerado um celular antigo e por isto seu preço É baixo e foi isto um dos motivos da escolha do Nexus One para ser o cÉrebro do satÉlite.

Mas isto não tira do Nexus One boas caracterÁ­sticas que serão aproveitadas neste satÉlite, como o processador de 1Ghz, ser equipado com sistema operacional Android, cÁ¢mera, acelerômetro, comunicação por ondas de rádio…

O STRaND-1 será lançado ao espaço no dia 25 de fevereiro próximo a partir de uma base na Ándia.

O que os cientistas querem com este satÉlite É testar como o Nexus One vai reagir a condições de radiação, variação brusca de temperatura, vácuo…

Aplicativos instalados no Nexus One irão armazenar e monitorar as experiências que irão tambÉm usar as principais funções do Nexus One.

Mas não foram apenas os cientistas do Reino Unido que tiveram a idÉia de equipar um satÉlite com o celular Nexus One.

A Nasa tambÉm equipou pequenos satÉlites com o mesmo celular para testar a capacidade de smartphones com Android controlarem satÉlites e com isto reduzir o custo de desenvolvimento de satÉlites.

Parece incrÁ­vel não É mesmo?

Quando será que teremos satÉlites para televisão equipados com celulares Android?
strand-1 satelite equipado com celular nexus one

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here