Restos de lixo espacial provenientes de um foguete soviÉtico chocaram-se em órbita com um pequeno satÉlite do Equador, apesar de o satÉlite ter sobrevivido ao acidente o seu módulo de transmissão para a Terra foi danificado, segundo informações da agência espacial equatoriana, localizada em Quito.
A Agência Espacial do Equador já sabia desde a Áºltima quarta-feira que os restos do foguete russo S14, que foi enviado ao espaço em 1985 pela RÁºssia, ainda durante o perÁodo da Guerra Fria, estava em órbita de colisão com o seu nanosatÉlite Pegaso. A colisão tambÉm estava sendo monitora pela Agência Espacial norte americana que averiguou que o nanosatÉlite Pegaso sofreu um pequeno golpe do foguete S14.
Não foi um impacto direto e o Pegaso continua em órbita, foi o recado enviado pelo astronauta equatoriano Nader.
A colisão ocorreu a 1,5 mil quilometros acima da costa leste de Madagascar mas segue em seu curso normalmente, o que indica que a avaria foi só no sistema de comunicação do Pegaso.
O nanosatÉlite Pegaso mede 10cmX10cmX75com alÉm de ter painÉis para coleta de energia solar, ele pesa apenas 1,2 kg.
Segundo a Agência Espacial Equatoriana, EXA, ele foi atingido por detritos provenientes de uma nuvem de partÁculas que acompanha o foguete russo S14, o problema na transmissão ocorrida com o nanosatÉlite ocorreu pela desorientação de sua antena, o satÉlite tambÉm está girando sem controle em dois eixos o que dificulta ainda mais o envio de dados do Pegaso.
Ainda não É possÁvel dizer se será possÁvel tornar o nanosatÉlite operacional novamente, no entanto, para a sorte dos equatorianos o Pegaso É um satÉlite segurado, o valor que o Equador deve receber pelo acidente espacial no entanto não foi revelado.
O Pegaso foi o primeiro satÉlite desenvolvido e construÁdo pelo Equador e foi lançado ao espaço no Áºltimo dia 25 de abril da estação Jiuquand no norte da China, o nanosatÉlite havia feito a sua primeira transmissão de vÁdeo a partir do espaço no dia 16 de maio.
O lançamento do Pegaso foi motivo de muita festa no Equador, o lançamento do satÉlite foi transmitida ao vivo na televisão do paÁs.
O Pegaso no entanto não será o Áºnico satÉlite lançado pelo Equador em 2013, o paÁs já está com outro satÉlite preparado para ser lançado ao espaço no mês de julho e quem irá levar este novo satÉlite equatoriano aos cÉus será um foguete russo.