SatÉlite da Sky Falso – 43W

777

Sobre dificuldade para fazer apontamento para o satÉlite da Sky, apontamento para a posição orbital 43W, vejam só o relato que nos foi enviado pelo leitor D. Silva:

Boa noite, Richard. Estou intrigado com duas ocorrências com relação ao sinal do satÉlite 43W. Eu uso o satilink ws6933 para fazer os apontamentos para o satÉlite da sky e por duas vezes eu não consigo as imagens dos canais desta operadora. Chamamos um antenista profissional e este fez o mesmo procedimento de apontamento para o 43W e ele conseguiu sintonizar os canais. Ele explicou o por quê de eu não ter conseguido achar os canais: eu estava apontando a antena para o satÉlite 43W, mas a antena estava capitando um sinal falso. Sinal falso? Como assim?

Agora, Richard, a pergunta É: este sinal falso existe ou o antenista está escondendo o jogo? Eu não vi diferença na intensidade do sinal! A posição da antena É a mesma, pois eu fiz algumas marcações nela. Existe algum segredo para o apontamento do satÉlite da sky? um pulo do gato? um menu secreto??

Obrigado.

Dizer que existe sinal falso da/na posição 43W É a mesma coisa que dizer que há um satÉlite da Sky falso nessa posição, o que, para a nossa alegria, não existe.

Mas imagino que na realidade o instalador esteva se referindo ao seguinte: você estava captando o sinal de um outro satÉlite que tem posição orbital próxima Á  do satÉlite da Sky e cuja TP que estava sendo captada, daquela satÉlite próximo Á  posição orbital que você tinha como objetivo,tinha os dados de configuração semelhantes Á  da TP do satÉlite da Sky que você pode ter configurado no seu Satlink para facilitar o apontamento.

Acredito que não estava fazendo busca cega pois relata que já fez esse apontamento algumas vezes.

De qualquer maneira É importante saber que temos dois satÉlites em posição orbital bem próximo ao satÉlite da Sky. Temos o SES6 na posição 40,5W e temos o Intelsat 14 na posição 45W. Quem faz apontamento de antena Banda KU sabe que nesses casos uma mÁ­nima movimentação na antena em direção a qualquer um dos satÉlites irá provocar o biapontamento (captar sinal de dois satÉlites ao mesmo tempo) ou mesmo a perda de sinal de um satÉlite pela captação total de canais do outro satÉlite.

Eu confesso que prefiro antenas de tamanho maior ou atÉ mesmo a utlização de uma antena telada (sim, dá muito certo) para a captação de um satÉlite que se mostra problemático para a captação.

Para diminuir as chances de erro É sempre melhor usar alguns passos de garantia antes de movimentar a antena no azimute (direção, movimentação horizontal) do satÉlite desejado.

1 – Vá num site que tenha as informações de TP do satÉlite que estejam atualizadas (aqui ou no Portal BSD)

2 – Escolha uma TP com sinal forte e configure as informações dessa TP no seu Satlink ou receptor.

3 – Confira nos satÉlites ao lado do satÉlite que você vai captar se não existe TP naquelas satÉlites que coincidam com o que você configurou no seu aparelho. Se tiver, mude para uma TP que não coincida.

4 – Faça o giro do LNB na sua antena parabólica.

5 – Ajuste a elevação.

6 – Com os aparelhos ligados, ajuste o azimute/direção.

Se você configurou tudo certinho, vai conseguir encontrar bem fácil o sinal do satÉlite da Sky ou outro que esteja apontando.

No caso do satÉlite da Sky, a posição orbital em que ele está É a mais privilegiada para o território brasileiro pois ele fica muito bem localizado, bem no meio do território brasileiro, garantindo que o sinal da Sky será sempre bem forte para todo o Brasil.

Isso ocorre pelo fato de a Sky ser uma das duas operadoras de tv por assinatura via satÉlite pioneira aqui no nosso paÁ­s. Com isso ela ficou com o filÉ da posição orbital para o nosso paÁ­s.

Mas isso tambÉm a torna bastante sensÁ­vel Á  interferência de satÉlites próximos.

Obrigado por ter enviado a sua pergunta e continue aqui no GPS.Pezquiza.com.

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aÁ­ vai!

.