SatÉlite brasileiro lançado em dezembro entrou em operação ontem

794

O satÉlite fruto de uma parceria tecnológica entre o Brasil e China, o CBERS 4, que foi lançado em 7 de dezembro de 2014, entrou em operação ontem conforme informações da equipe que administra o CBERS, China-Brazil Earth Resources Satellite.

O CBERS 4 É um satÉlite que irá fotografar, rastrear e registrar atividades agrÁ­colas, desmatamentos, mudanças na vegetação, rios, áreas urbanas, atravÉs de fotos de alta resolução.

Ele não É o primeiro satÉlite lançado atravÉs de parceria entre China e Brasil, na realidade ele É o quinto satÉlite desta parceria que já completou vinte anos.

Antes do CBERS 4 já foram desenvolvidos o CBERS 1, que foi desativado em 2003; O CBERS 2 e o CBERS 2B, que foram desativados em 2010; e o CBERS 3 que sofreu um acidente no lançamento, conforme falamos na matÉria SatÉlite brasileiro caiu ontem ao ser lançado de base na China.

E a parceria entre Brasil e China continua com o desenvolvimento do CBERS 4B que deverá ser lançado em 2016.

O CBERS 4 dá uma volta completa na Terra a cada 100 minutos, ele foi desenvolvido para monitorar a Amazônia mas deverá tambÉm fornecer, de graça, informações ambientais para alguns paÁ­ses da África e da AmÉrica Latina que não possuem tal tecnologia.

A China tem grande interesse em continuar a parceria de tecnologia espacial com o Brasil pois espera demonstrar nos próximos anos que possui tecnologia espacial tão avançada quanto a dos paÁ­ses mais avançados nesta área em todo o mundo.