Avalie este artigo [starrater tpl=10]
Como todos estão acostumados a ver nas listas de tps que sempre publicamos aqui no GPS.Pezquiza.com e tambÉm outros diversos sites publicam, a polarização do sinal no satÉlite É sempre um dado em destaque nestas listas.
Desta forma sempre há quem tenha dÁºvidas quanto Á polarização e qual É a vantagem do uso da polarização na trasnmissão via satÉlite.
De maneira simplificada podemos dizer que a polarização trás uma grande vantagem na transmissão via satÉlite pois ela permite duplicar a capacidade de transmissão de um satÉlite pois ela duplica a capacidade de cada frequência.
O sinal do satÉlite É transmitido em forma de ondas, sem a polarização seria transmitida apenas uma linha de onda para cada frequência, de maneira similar ao que acontece na transmissão da tv terrestre.
No entanto com a polarização É possÁvel transmitir duas linhas de ondas para uma mesma frequência, desta maneira se duplica a capacidade de transmissão de informações na mesma frequeência, veja a figura abaixo.
Na figura É possÁvel ver como em uma mesma frequência É possÁvel transmitir as ondas de sinal do satÉlite em duas direções diferentes, de acordo com o tipo de polarização usada.
Na polarização linear a onda pode ser transmitida tanto na vertica quanto na horizontal, desta maneira as duas ondas de uma mesma frequência não se misturam e É possÁvel fazer mais de uma transmissão em uma mesma frequência.
O mesmo acontece na polarização circular, só que na circular há uma tranmissão em forma de parafuso girando para a direita ou para a esquerda.
E como o LNB consegue distinguir em qual polarização está sendo feita a transmissão numa determinada frequência?
Dentro do LNB eixste uma “agulha” que capta a direção da onda que está sendo transmitida, desta maneira ela capta se a polarização É vertical ou horizontal e É por isto se gira o LNB para a posição correta quando se faz o apontamento da antena, esse giro serve para a agulhar coincidir com a direção do sinal transmitido pelo satÉlite.