Os alienÁ­genas podem assistir Á  nossa televisão?

1648

Seth Shostak da SETI, o órgão americano encarregado de buscar sinais extraterrestres no espaço, conduziu na semana passada uma interessante discussão sobre os sinais de televisão emitidos pela humanidade.

Poderiam os alienÁ­genas interceptar os sinais de televisão emitidos aqui da Terra, e se puderem, quais seriam as primeiras imagens que eles veriam?

Apesar de parecer uma discussão maluca, a cada dia que se passa a idÉia de que existe vida inteligente em outros planetas É mais aceita, e discutida, na comunidade cientÁ­fica, e por isto mesmo, projetos de procura por sinais de vida inteligente podem elevar as suas discussões aos sinais de vida inteligente que os homens enviam ao espaço.

E a televisão É um destes sinais que podem nos apresentar a outras formas de vida inteligentes que habitam o nosso universo.

Mas levando em consideração o conteÁºdo televisivo produzido aqui na Terra, os programas que poderiam ser assistidos pelos alienÁ­genas podem não ser aqueles com os quais gostariamos de ser apresentados Á  seres inteligentes de outros planetas.

Você pode imaginar que todo sinal televisivo produzido aqui na Terra vaze para o espaço e então passe a viajar indefinidamente pelo universo chegando a outros corpos celestes… mas não É bem assim.

O sinal de transmissão de tv terrestre, em sua maioria, não vaza para o espaço pois ele encontra um filtro natural que envolve a Terra e o rebate de volta, É a ionosfera.

Um pouco de sinal passa pela ionosfera? Sim, mas este sinal perde potência Á  medida que viaja pelo espaço.

Para que o sinal da televisão terrestre alcance a estrela mais próxima Á  Terra, Alpha Centauri, a 4,24 anos luz, seria necessário um sinal transmitido atravÉs de uma antena direcional e com uma potência de 110 milhões de watts.

As transmissões de tv terrestre não usam antenas direcionais e geralmente transmitem com potência máxima de 5 milhões de watts.

No caso das transmissões para uplink de satÉlite, elas tambÉm não são transmitidas com tamanha potência.

O que nos leva a deduzir que os alienÁ­genas deveriam estar bem próximos Á  Terra se quiserem assistir aos nosso programas de televisão, e se eles tem tecnologia para isto, com certeza tambÉm tem tecnologia para decodificar qualquer transmissão de televisão feita aqui da Terra.

O proglema É que as primeiras transmissões de televisão que conseguiram atravessar a ionosfera podem não ser aquelas Á s quais a humanidade gostaria de ser representada.

Trata-se das imagens de abertura dos Jogos OlÁ­mpicos realizados na Alemanha Nazista em 1936 e mostram o infeliz discurso de Adolf Hitler na ocasião.

Mas levando-se em conta todo o tipo de conteÁºdo televisivo produzido depois disto, será que gostariamos de ser conhecidos por estes conteÁºdos? O que a nossa televisão teria a dizer sobre a humanidade se uma forma de vida inteligente que não nos conhece ainda conseguir intercepta-la no espaço e assistir aos nosso programas?