O tamanho da minha antena parabólica É ideal para instalar kit carona?

7624

Recebi hoje a seguinte pergunta do nosso leitor Renato:

Acompanho o GPS.Pezquiza e escrevo para solicitar resposta a uma dÁºvida que tenho: como saber o tamanho de uma antena parabólica, ou melhor, qual a forma correta de medir o seu comprimento? Pois tenho há algum tempo uma parabólica que penso agora em utilizar para receber o sinal dos satÉlites C1 e C2 com um kit carona, mas não sei se ela tem o comprimento ideal para suportar.

Olá Renato, na realidade o que você precisa saber É a intensidade de sinal enviado pelo satÉlite para a sua região, expressado em dBW (Decibeis Wats) e de acordo com esta medida saber o quanto a sua antena colhe de sinal em dBW de acordo com o tamanho dela.

Para ficar mais simples o entendimento veja a tabela a seguir, ela informa o tamanho da antena correta de acordo com a intensidade de sinal enviada pelo satÉlite para a sua região. Quanto maior o tamanho da antena Banda C, menor É a intensidade de sinal necessária para que se consiga captar todos os canais daquele determinado satÉlite.

Tendo esta informação basta que você procure no mapa de cobertura do satÉlite qual É a intensidade de sinal em dBW para a sua região, se ela for igual ou maior que a intensidade de sinal que a sua antena É capaz de captar isto significa que a sua antena parabólica deve captar todos os canais transmitidos por aquele satÉlite se a sua antena parabólica estiver instalada e ajustada da maneira correta, o ganho correto de sinal tambÉm depende de se estar usando o LNB correto para aquela determinada antena.

Tamanho da Antena Vs. Ganho em dBW
120 cm – 40dBW
135 cm – 39dBW
150 cm – 38dBW
180 cm – 37dBW
240 cm – 36dBW
300 cm – 35dBW
355 cm – 34dBW
400 cm – 33dBW
450 cm – 32dBW

Você pode ver o mapa de cobertura do satÉlite StarOne C2 clicando aqui.

E pode ver o mapa de cobertura de todos os satÉlites StarOne no site da empresa.