Finalmente, depois de alguns adiamentos, o satÉlite SES 9 foi colocado em órbita com sucesso Á bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX.
A SpaceX no entanto, tinha mais um objetivo nesta missão alÉm de levar o SES 9 para a órbita dele com sucesso, a SpaceX está fazendo testes de pouso em seus foguetes Falcon 9, um grande avanço para os foguetes espaciais que por padrão se inutilizam após o lançamento de cargas espaciais.
O foguete Falcon 9 já fez um pouso com sucesso no ano passado, no dia 21 de dezembro de 2015, após levar 11 pequenos satÉlites de pesquisa da NASA ao espaço.
Naquela ocasião a primeira fase Falcon 9 retornou e pouso de volta na plataforma de lançamento em Cabo Canaveral, após ter alcançado a altitude de 200 km e desprender a segunda fase do lançamento.
No lançamento do satÉlite SES 9, no entanto, a situação era diferente daquele lançamento de dezembro, desta vez ela era uma situação muito adversa.
O satÉlite SES 9 era um satÉlite muito pesado para o foguete SES 9, ele pesava 5,3 toneladas no lançamento, motivo pelo qual o lançamento foi cancelado por duas vezes, para que as cargas espaciais pudessem ser ajustadas atÉ que se tivesse o peso ideal para o lançamento do SES 9.
Nesta missão, após desprender a segunda fase do lançamento, o foguete Falcon 9 retornou Á base de lançamento mas colidiu bruscamente contra a plataforma de lançamento explodindo na sequência.
O SES 9 tem 57 transponders banda KU de alta potência, que equivalem a 81 transponders Banda KU de 36 MHz e será colocado na posição orbital 108,2 graus Leste, substituindo o satÉlite NSS-11.
