O que é DVB-S?

7603

DVB, Digital Video Broadcasting, é um padrão europeu para a transmissão da TV Digital, foi criado por um consórcio de empresas no final dos anos 80 para se contrapor ao modo analógico de transmissão de vídeo.

O DVB trabalha em três modos diferentes de qualidade de imagem, o HDTV com transmissão de 1080 linhas intrelaçadas; o EDTV com transmissão de 576 linhas progressivas; e com o SDVT com transmissão de 576 linhas intrelaçadas.

O DVB permite a transmissão de mais de um conteúdo por canal, sendo possível em média a transmissão de até quatro conteúdos por canal.

O DVB foi adotada pelas operadoras de tv por assinatura para a transmissão de seus pacotes de canais.

Apesar de ser bastante conhecido aqui no Brasil por ser extensivamente usado para transmissões via satélite, o DVB também é usado em outros tipos de transmissão.

DVB-S significa que o Digital Video Broadcasting está sendo usado para transmissão via satélite.

Mas o DVB também é usado para transmissão de tv digital terrestre, a sigla que identifica este tipo de transmissão é a DVB-T, o padrão DVB-T é utilizado para tv digital terrestre na Europa, o Brasil resolveu utilizar um padrão diferente para a TV digital terrestre, o ISDB-T.

O padrão DVB também é utilizado em IPTV, tv a cabo (DVB-C), dispositivos móveis (DVB-H) e plataformas multimídia (DVB-MHP).

o-que-e-dvb-s