Não caia no conto da tv de alta definição – HDTV

1291
Você está pensando em comprar um tv de lcd, led ou plasma para aproveitar a alta definição? Pense melhor.

AtÉ hoje esta conversa de alta definição no Brasil É pura balela, ou você paga um absurdo para ter programação de qualidade mediana na tv por assinatura, ou você É ludibriado pelas tvs de sinal aberto que transmitem pouca programação em alta definição.

Mas se o que você quer mesmo É aproveitar a tv digital, você não precisa comprar tv lcd, led ou plasma, você pode continuar mesmo com sua tv de tudo. Na verdade você não precisa nem mesmo comprar um conversor terrestre de tv digital, os chamados setop box, você vai ter muito mais canais e aproveitar muito mais a tv digital se comprar ma atena parabólica digital.

Para você entender isto melhor, saiba o que É a tv digital.

A tv digital É um tipo de transmissão de tv que transforma a imagem em arquivos parecidos com os arquivos de vÁ­deo que você está acostumado em assistir no seu computador, ou seja, transforma as imagens em nÁºmeros (digitos) e depois o conversor de tv digital na sua casa transmfora esses nÁºmeros (digitos) em imagens. Lembrando que a tv analógica transforma as imagens em frequências de rádio e depois o sintonizador de tv na sua casa transforma essas frequências em imagem novamente.

AÁ­ ficou fácil de perceber a diferença entre a tv analógica e digital não É? A tv analógica sofre de problemas de fantasmas pois as frequências de rádio podem sofrer interferências em sua recepção provocando intervenções na frequencias captada pelo sintonizador de sua tv e adicionando na imagem fantasmas ou chuviscos que não existiam na imagem que saiu da transmissora. Existem tambÉm a diferença de cores entre o que foi transmitido e o que sua televisão recebe.

Já a tv digital não sofre esse tipo de interferencia pois os arquivos de transmissão permanecem integros entre a transmissora e seu televisor. Então, ou seu conversor digital consegue ler o sinal e mostrar a imagem limpa e colorida da mesma maneira como saiu da transmissora, ou simplesmente não mostra nada. Aliás, quando o sinal É muito fraco ele mostra a imagem quadriculando e travando.

Mas a estratÉgia de venda das novas televisões não se ateve a este importante aspecto informado acima, claro, pois se fosse só por causa dele você já poderia aproveitar a tv digital sem precisar comprar uma televisão nova.

A estratÉgia de venda das novas televisões se ateve ao aspecto resolução, isso mesmo senhores, HDTV ou TV de alta resolução É o que todo mundo fala ao vender ou comprar as novas televisões, e o pior de tudo, todos querem uma TV Full HD, mesmo que a maioria não saiba dizer, nem identificar, o que significa isto.

Mas a resolução É muito simples, É so você chegar perto da sua tv que vai notar que a imagem da tv não É igual uma fotografia, ela É formata por pequenos pontos na tela que você consegue notar a olho nÁº, cada um destes pontos pode, mas nem sempre consegue, mostrar uma parte individual da imagem transmitida pela emissora de tv.

Eu disse pode, mas nem sempre consegue pois para que um ponto destes consiga ser independente ao mostrar um pedaço da imagem transmitida pela emissora de televisão, a emissora precisa ter equipamento que capte e que transmita na mesma quantidade de pontos que sua tv consegue exibir.

No entanto, a grande maioria das emissoras nacionais tem equipamentos que captam imagens para a resolução das tvs de tudo, que necessitam de menos pontos na tela para formar a imagem. Mas a maioria das emissoras tem equipamentos que conseguem transformar estas imagens em digitais, ou seja, temos imagens digitais de baixa resolução.

Veja o quadro comparativo das resoluções das tvs abaixo.

hdtv-tv-digital

Veja o quanto a imagem da tv de tubo É menor que a imagem que a tv lcd consegue mostrar, e o quanto a tv full hd consegue mostrar imagem bem maior que uma tv lcd normal, e muitas vezes maior que a tv de tubo.

O problema É que a grande maioria dos programas de tv atual são produzidos em tamanho das imagens para tvs de tubo, então, quando elas são mostradas nas tvs de lcd precisam ser esticadas, o que as torna feiase quadriculadas, pois, onde deveria haver apenas um pixel mostrando uma cor na tv de tubo, na tv lcd necessita de pelo menos quatro mostrando a mesma coisa que apenas um pixel da de tubo.

E na full hd pelo menos oito pixes para mostrar o mesmo que um pixel na tv de tubo.

Ora, se os programas são produzidos para tvs de tubo, nas tvs lcd, led e plasma que podem mostrar resolução maior eles tem que ficar feios mesmo, isso por que nem falamos das barras pretas laterais que ficam o dia todo na imagem, piorando a situação.

Alguns emissoras estão sim produzindo imagens para tvs de alta resolução, como alguns jornais da Bandeirantes, a novela das oito da Globo e alguns filmes na emissora, a programação de programas de auditório da RedeTV!…

Ainda É pouco, se você não está com dinheiro sobrando não vale a pena investir nestas tvs ainda, o melhor É investir numa antena parabólica digital e ter acesso a centenas de canais digitais sendo transmitidos em FTA pelos satÉlites em volta do Brasil.

Desta maneira você terá TV Digital em quantidade melhorando o que você assiste atualmente.

Melhor, você força as grandes emissoras a liberar seu sinal para os satÉlites para não perder o pÁºblico que realmente gosta de TV e tem poder de compra para adquirir o que eles anunciam, pois para eles É isso que importa.

TV de alta resolução no Brasil por enquanto É sonho de poucos, mas a TV Digital com imagem limpa e linda É possÁ­vel para você agora, se informe, leia a seção satÉlite do nosso site que você vai saber mais sobre a grande quantidade de canais disponÁ­veis para você com sinal aberto nos satÉlites.

Dê sua opinião, e atÉ mais.

7 COMMENTS

  1. Aqui na baixada fluminense o sinal HD está muito fraco. Só pego bem a imagem se ligar ao recpetor digital um “booster”. As melhores são Rede TV, MTV, Band e Sbt. A Globo é a pior. Tentei assistir ontem o jogo BRasil e Irlanda a imagem sempre picotando e no meio da transmissão saiu de hd para analógica, deixando a imagem feia.
    Gostaria de ganhar o receptor para resolver meu problema. Grande abraço

  2. Se a sua idéia de assistir TV é ver novela, jornal da Band, ou quase qualquer coisa nos canais abertos, então uma boa e velha TV CRT já está bom de mais.
    No entanto para quem gosta de mais opção, já há vários canais de filmes, esportes e variedades disponÁ­veis, sem contar que já há uma boa seleção de filmes em HD em Blue-Ray ou mesmo para download.

  3. O artigo é tecnicamente correto, entretanto desaconselhar a compra de uma TV full HD e dizer que TV digital no Brasil é uma balela considero um certo exagero. Nossas emissoras possuem cameras e recusos para transmitir imagens em full HD. Se você não acredita nisso, construa ou compre uma antena para UHF e verifique a qualidade dos sinais transmitidos. A transmissão do jogos da copa está aÁ­ para provar isso, basta assistir na Globo, na Band e etc.
    Balela é assinar HDTV da Net e pagar uma fortuna mensalmente para ter apenas alguns canais decentes transmitidos em HD. O resto é TV aberta e, para assistir TV aberta você não precisa assinar nada. A imagem HD dá uma banho em tudo que existiu no passado. Assistir um DVD Blue-Ray é uma experiência fantástica. A densidade da imagem é qualquer coisa de excepcional.
    Resumindo, HDTV é uma questão de qualidade, é como insvestir em uma aparelhagem de som de qualidade. Se você gosta de qualidade compre sim uma HDTV que não irá se arrepender. Agora, confundir qualidade de imagem com o nÁ­vel de programação da TV aberta ou mesmo da TV por assinatura são outros 500.

  4. Olha, realmente nosso paÁ­s está se arrastando na questão de conteÁºdo programático em transmissão HD,em sua maioria, os programas são transmitidos em sinal digital mas o conteÁºdo ( digo a programação ), não o é ! DaÁ­ vem realmente a revolta das pessoas, dizerem que o filme está com barras pretas ou coloridas dos lados… mais uma prova que o que digo é corriqueiro, pois se aparece as barras, logicamente o programa é SD ( stander – analógico )e não FULL HD.Poucas emissoras investem pesado nesta tecnologia por ser muito caro, e poucos ainda tem a possibilidade de obter uma T.V “realmente FULL HD”. Nota-se, uma avalanche de promoções destas TV’S no mercado, mas cuidado, a maioria te empurra uma T.V, com baixa resolução e com atraso de vÁ­deo bem consideríel (arrasto de vÁ­deo) , geralmente 7us já é muito tempo, o ideal é de 5us para menos, muito cuidado amigos ! Mas, nem tudo está perdido e aproveite o sinal digital aberto que está evoluindo aos poucos.

  5. Sou engenheiro de telecomunicações e analisando recentemente o site da anatel apenas 29 cidades brasileiras tem sinal digital terrestre. A adoção do sistema digital pelas pequenas retransmissoras esta muito abaixotanto que a data do switch off ja foi adiada. Infelizmente o Brasil de novo adfotou um sistema digital “melhor” mas que até agora pouquissimos paizes adotaram (exemplo PAL-M) e o DVB adotado pele comunitdade europeia (no minimo 56 paises) esta se tornando um padãro mundial e é muitomais barato a instação deste.
    So por curiosidade as TVs brasileiras exetuando a Globo geram sua programação digital em DVB e so convertem ISDB-BR qdo vão transmitir em terrestre.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here