Medo de Apagão? Evite os Erros Mais Comuns no Apontamento de Antenas Parabólicas Banda C ou Banda Ku – Prumo

3878

Existem alguns errons que são comuns e cruciais na hora de se fazer o apontamento de sua antena parabólica, seja ela Banda C (antenas focal point teladas ou de chapa), ou Banda KU (antenas offset ou focal point de chapa).

Por isto estarei postando dicas rápidas para que você possa se livrar destes erros e conseguir pontinhos a mais de porcentagem em seu apontamento, desta maneira, aquele TP que teima em não aparecer poderá ser mais um TP a se mostrar em seu receptor aumentando a sua alegria como satentusiasta.

E a dica deste artigo tem a ver com o mastro das antenas, tenho visto barbaridades por aí quando o pessoal vai instalar antena, depois fica postando em fóruns que não consegue encontrar o Canal X ou Y e que o receptor só pode estar com problemas, quando na verdade não é nada disso, o problema é do instalador que não seguiu a recomendação correta ao fixar o mastro da antena, e a dica é muito simples:

O mastro tem que ficar no prumo, repetindo, o mastro tem que ficar no prumo.

É simples, pode ficar um pouco deitado para a esquerda? Não, tem sempre que ficar no prumo. E seu eu colocar um nível de pedreiro e verificar que ele está um pouco fora do prumo? É simples, conserte o prumo do mastro.

Se o mastro ficar fora do prumo com certeza o apontamento também vai ficar fora do prumo.

Quer apontamento 100%? Coloque o mastro da antena 100% no prumo.

E como verificar o prumo? Compre um nível numa loja de 1,99 ou empreste um prumo de pedreiro ou amarre um objeto pesado em um barbante um pouco mais grosso, levante o barbante e verifique, ele vai ficar retinho sem pender pra lado nenhum, assim deve ficar o mastro da antena.

Use prumo e nível de pedreiro para ter certeza de que sua antena estará 100% aprumada.
Use prumo e nível de pedreiro para ter certeza de que sua antena estará 100% aprumada.


Sabe aquele problema de: coloco a mão na antena o TP entra, tiro a mão da antena ele some? Conserte o prumo da antena.

E até a próxima.

Leia também estes dois artigos que podem ser úteis para você:

Fazer Apontamento da Sua Antena Usando um Transferidor Escolar Exemplo Satélite Amazonas

Calcule Aqui os Dados de Apontamento de Sua Antena Para o Satélite que Você Precisar