Mais um problema no lançamento de um satélite por foguete russo Proton M

713

A maré não está mesmo nada boa para o foguete russo lançador de satélites Proton M, desta vez um problema ocorreu antes do lançamento do satélite Europeu Astra-2G, no entanto não houve a perda do satélite pois o lançamento foi adiado.

O Proton-M russo, que recentemente perdeu alguns satélites no lançamento, seja por explosão ou queda do foguete, desta vez teve um problema no reator, segundo anunciou a agência espacial russa Roskosmos.

A Roskosmos informou que por observar falhas relativas ao funcionmento dos reatores Briz-M, que equipam os foguetes Proton-M, resolveu cancelar a decolagem do foguete, que já estava preparado para ser a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, neste dia 28 de novembro.

Segundo o porta-voz da Roskosmos “Serão necessárias, possivelmente, várias semanas para identificar e remediar as causas. É claro que os lançamentos dos outros Proton são pouco prováveis até que esses trabalhos não sejam concluídos”

Ou seja, além de não haver uma data confirmada para o lançamento do Astra 2G pelo foguete russo, o problema ainda irá afetar o lançamento de outros satélites que estavam previstos para datas posteriores até que se identifique e resolva o problema.

O satélite Astra 2G, pertencente à SES será usado para servir tv e internet para regiões da Europa e Meio Oeste da África.

O Astra 2G está equipado com 62 transponders Banda KU e 4 transponders Banda Ka, ele irá ocupar a posição orbital 28.2° E.


falha-lancamento-proton-m