IMPRESSIONANTE! Descobrem que JUPITER NÁƒO GIRA EM TORNO DO SOL

1919

Publicaram neste final de semana na comunidade cientÁ­fica uma notÁ­cia tão interessante sobre o maior planeta do sistema solar que eu não poderia deixar de compartilhar esta informação com vocês.

Jupiter, o grande planeta gasoso, não gira em torno do Sol, ele tem um papel muito curioso em nosso sistema solar por conta da quantidade de massa imensa deste planeta que É capaz de influenciar atÉ mesmo o movimento do sol.

Vamos explicar de uma maneira simples o que ocorre em um sistema solar: os planetas giram em torno de uma estrela por que a estrela tendo uma massa muito superior Á  massa dos planetas funciona como um imã que puxa para si estes planetas que ao girarem em torno de si mesmos e por causa de sua própria massa e força de atração exercem uma força contrária atÉ se equilibrarem em um ponto em que mantÉm uma certa distÁ¢ncia desta estrela.

É de se entender então que os planetas giram perfeitamente em torno da estrela, ou seja, o meio da estrela seria exatamente a metade deste giro.

Acontece que não É assim que ocorre, o que aconteceu É que existe um ponto de equilÁ­brio entre a força gravitacional da estrela e a força gravitacional do planeta e É ao redor deste ponto de equilÁ­brio que o planeta gira.

Este ponto de equilÁ­brio para os planetas do sistema solar É praticamente o ponto central do nosso Sol, já que o Sol tem massa milhares de vezes maior que a dos planetas do sistema solar.

A exceção para esta regra É o nosso grandalhão Jupiter, que consegue exercer uma força gravitacional sobre o sol que o torna capaz de retirar esse centro gravitacional muito para fora do centro do sol, levanto este centro de giro do planeta para o espaço.

Com isto o Planeta Jupiter acaba por influenciar o movimento de todos os outros planetas ao redor do nossol Sol.

Para você entender melhor confira a imagem GIF que colocamos abaixo demonstrando como o planeta Jupiter não gira em torno do Sol mas sim em um ponto fora do centro de massa solar.

A cada dia nos surpreendemos mais sobre como funciona o nosso Universo não É mesmo?


Clique na Imagem para que ela reproduza com movimento

orbita-jupiter-nao-gira-torno-sol