Hispasat 30°W está transmitindo o primeiro canal 3D de segunda geração com sinal aberto

1281
Um teste da segunda geração das transmissões de canais 3D via satÉlite está sendo transmitida atravÉs do satÉlite Hispasat 30°W com sinal aberto do canal Jedi, Just Explore Dimensions, um projeto europeu com conteÁºdos 3D de segunda geração. É a primeira demonstração mundial da tecnologia.

O formato que está sendo usando nesta transmissão É o MVC, Multiview Video Coding, em que É possÁ­vel transmitir o mesmo conteÁºdo em HD e em 3D sobre um mesmo sinal.

A diferença para a tecnologia que está sendo usada atualmente, o formato Frame Compatible, e que este permite reutilizar a infraestrutura HD existente para a transmissão 3D reduzindo a resolução das imagens esquerda e direita do sinal 3D para simular uma imagem HD quando a imagem É reagrupada em 3D.

Já a tecnologia usada pela Jedi, o 3D de segunda geração permite a transmissão de 3D real mesmo nas imagens em 3D, o que garante uma qualidade superior de imagem e da sensação 3D.

O canal Jedi está sendo transmitido no Hispasat 1E na frequência 10.810-Horizontal, desde fevereiro de 2011 em 3D mas somente em 19 de junho de 2012 o sinal foi transformado em 3D de segunda geração. Isto por que toda a cadeia da produção e transmissão das imagens teve que ser adaptada para a tecnologia, desde as cÁ¢meras, gravadores, edição, transmissão para o satÉlite e recepção para as tvs 3D.

Esta tecnologia vai tambÉm ser importante para economizar banda de transmissão nos satÉlites já que o sinal HD e 3D É transmitido em somente um canal e os receptores atuais serão capazes de enxergar o sinal HD enquanto os receptores adaptados para a tecnologia Service Compatible serão capazes de separar o sinal 3D na transmissão. Vale reforçar que a qualidade do 3D passa a ser muito melhor nesta tecnologia, já que o 3D passa a ser realmente HD.

O mÉtodo atual necessita de dois canais com transmissão em simulcast, uma HD e uma 3D.

O consórcio europeu que vem trabalhando na tecnologia definiu a especificação do sinal como DVB-3DTV Phase2a.

O sinal do canal Jedi vai permanecer aberto no Hispasat, tendo como destino a Europa e o consórcio objetiva aprimorar a tecnologia atÉ que a mesma possa ser usada na transmissão de canais comercias em 3D de segunda geração.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here