Globo e Record protestam contra nova tecnologia a ser liberada pela Anatel e que pode provocar um apagão geral em antenas parabólicas por todo o paÁ­s

637

A Anatel está pretendendo licitar um novo serviço de telecomunicações no paÁ­s, É o Wimax, pelo qual se poderá ofertar internet sem fio, telefone fixo e residencial, atravÉs de torres de transmissão operando nas frequências 3,4 a 3,6 gigahertz (GHz).

Acontece que as Antenas Parabólicas Banda C operam em frequências muito próximas a estas, principalmente as analógicas que estão entre de 3,62 GHz a 3,8 GHz. AlÉm destas, os links de conexão das redes com suas afiliadas tambÉm operam em frequência próxima das que serão licitadas pela Anatel para o serviço Wimax.

Globo e Record já teriam entrado com pedido na Anatel para que a liberação de tais frequências não seja levada a frente, sob o risco de provocar um grande apagão nas mais de 22 milhões de antenas parabólicas banda c instaladas em todo o paÁ­s, bem como nas transmissões entre as redes e suas afiliadas. As duas redes afirmam ter feito testes e constataram a interferencia.

A licitação está prevista ainda para este ano, e a Anatel afirma que deverá encomendar testes para constatar se realmente existe o problema levantado por Globo e Record.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here