Fechado acordo histórico para substituir foguetes Ariane 5 lançadores de satÉlites

861

A Agência Espacial Europeia anunciou o que chamou de um acordo histórico entre os 20 Estados membros que a compõem para o financiamento de um novo modelo de foguetes Ariane, lançadores de cargas espaciais e satÉlites.

A previsão É que o projeto, que irá substituir o atual modelo Ariane 5, irá custar 4,3 bilhões de euros e se chamará Ariane 6.

O Ariane 6 terá capacidade de lançamento de cargas consideradas de peso mÉdio e tambÉm pesados.

Junto com o Ariane 6 tambÉm serão desenvolvidos uma versão melhorada dos foguetes Vega-Vega-C para o lançamento de cargas leves.

AlÉm disto o motor para foguetes a combustão sólida P120C tambÉm será melhorado.

A previsão É que o foguete Ariane 6 esteja disponÁ­vel para o seu primeiro lançamento em 2020, já os Vega-Vega-C melhorados estarão disponÁ­veis para o primeiro lançamento em 2018.

O objetivo É satisfazer o mercado de lançamentos institucionais da Europa e competir no mercado mundial.

Nos Áºltimos anos tanto a oferta quanto a demanda de lançamento de cargas espaciais mudou bastante tendo a Agência Espacial Europeia passado a oferecer lançamentos de cargas espaciais por valores bastante competitivos.

De olho no mercado de lançamento de satÉlites a ESA já rastreou os satÉlites que devem ser lançados entre os anos de 2020 e 2025 e afirma que haverá para o Ariane 6 pelo menos 5 lançamentos de satÉlite por ano.

AlÉm disto tambÉm haverão lançamentos para os projetos Galileo e CopÉrnico que deverão usar os foguetes Ariane.

O acordo para o desenvolvimento dos foguetes Ariane 6 foi bastante difÁ­cil de fechar face ao grande nÁºmero de Estados membros da ESA e os objetivos conflitantes de cada um.

Agora o que eles esperam É que a ESA se torne uma autoridade no desenvolvimento de foguetes lançadores de cargas espaciais frente aos competidores do mesmo mercado.

Os foguetes lançadores de satÉlites Ariane são lançados a partir da base espacial de Kourou, na Guiana Francesa, aqui na AmÉrica do Sul.


foguete-ariane-6