Aprenda como funciona o LNB

12924

Alguma vez você já se perguntou o que É um LNB? Aqui estão algumas informações sobre LNBs que espero ajudem você a entender.

A abreviação LNB significa Low Noise Block (conversor de baixo ruÁ­do). É o dispositivo que fica na frente da antena parabólica, que recebe o sinal de microondas de muito baixo nÁ­vel do satÉlite, amplifica-o, muda os sinais para uma banda de baixa frequência e envia-as pelo cabo para o receptor de parabólica dentro de sua casa.

A expressão “baixo nÁ­vel de ruÁ­do” refere-se Á  qualidade do primeiro estágio de entrada do transistor amplificador. A qualidade É medida em unidades chamadas temperatura de ruÁ­do, figura de ruÁ­do ou fator de ruÁ­do. Tanto a Figura de RuÁ­do quanto o fator de ´ruÁ­do podem ser convertidas em temperatura de ruÁ­do. Quanto menor a temperatura de ruÁ­do melhor. Assim, um LNB com temperatura de ruÁ­do = 100K É duas vezes melhor que um com 200K.

A expressão Block refere-se Á  conversão de um bloco de freqÁ¼ências de microondas recebida do satÉlite a ser convertido em um menor intervalo (bloqueio) das frequências no cabo para o receptor. Os satÉlites transmitem principalmente no intervalo de 4 a 12-21 GHz.

explanation-of-lnb

O diagrama acima mostra a guia de onda de entrada Á  esquerda que está ligado ao tubo de alimentação ou (horn)chifre.

Como mostrado há um pino vertical que passa pelo lado do guia de ondas que extrai os sinais de polarização vertical como uma corrente elÉtrica.

O primeiros sinais do satÉlite passam por um filtro de banda que permite apenas a banda de freqÁ¼ências de microondas destinados a passar. Os sinais são amplificados por um amplificador de baixo ruÁ­do e daÁ­ para o Mixer.

No Mixer tudo o que veio atravÉs do filtro de banda e amplificador É severamente codificado por um sinal de oscilador local para gerar uma ampla variedade de sinais de saÁ­da distorcidos.

Estes incluem adições, subtrações e mÁºltiplos entre os sinais de entrada e o oscilador.

São então produzidas diferentes frequencias atravÉs do mixer, entre os sinais de entrada e o oscilador. Estas são as frequencias de interesse.

O segundo filtro de banda as seleciona e alimenta o amplificador de saÁ­da de banda L e para o cabo.

Normalmente, a freqÁ¼ência de saÁ­da = freqÁ¼ência de emtrada – frequência do oscilador local.

Em alguns casos, É o inverso, a frequência de entrada = a freqÁ¼ência de saÁ­da – freqÁ¼ência do oscilador local. Neste caso, o espectro de saÁ­da É invertido.


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here