DOIS SATÉLITES na MESMA POSIÁ‡ÁƒO ORBITAL – Por que motivo

3616

Continuando a responder as questões que o Michel do canal Censuratube nos enviou, hoje o GPS.Pezquiza.com irá responder a seguinte questão:

Amigo, bom dia!

Tenho algumas dÁºvidas sobre alguns assuntos relacionados a trasmissão via satÉlite.

Porque se coloca dois satÉlites proximos da mesma orbita?Seria somente para aumentar o nÁºmero de transpoders?

Para responder a esta questão eu tambÉm gravei um vÁ­deo para o canal GPSPezquizaOficial e se você não quiser ler toda esta matÉria É só assistir ao vÁ­deo que eu coloquei logo abaixo nesta mesma página.

Vamos lá, existem algumas posições orbitais que são captíeis aqui no Brasil onde existem dois e atÉ mais satÉlites colocados nesta mesma órbita.

As mais nobres são as posições 43°W, 61°W e 70°W, mas há outras posições conforme mostro no vÁ­deo que indiquei acima.

Na posição orbital 43°W estão os satÉlites Intelsat 11 e Sky Brasil 1.

Na posição orbital 61°W estão os satÉlites Amazonas 2, Amazonas 3 e Amazonas 4A, e

Na posição orbital 70°W estão StarOne C2 e StarOne C4.

Todas estas posições transmitem pacotes de operadoras de tv por assinatura alÉm de outras transmissões de emissoras de tv entre suas afiliadas, transmissões de empresas, tranmissões de dados, rádios…

Com a evolução da tv por assinatura e a necessidade de mais e mais espaço para a transmissão de canais em alta definição no satÉlite, os satÉlites que estavam nestas posições, já com alguns anos de atividade, desgaste e tecnologia de geração passada, já não estavam mais tendo espaço para tanta necessidade de transmissão.

Desta maneira o ponto principal É mesmo a necessidade de se ter mais transponders nesta mesma posição orbital o que significa a capacidade de atender Á  maior necessidade de dados de seus atuais clientes e atÉ de novos clientes.

Vale lembrar que posições orbitais como as dos satÉlites Amazonas 2, 3 e 4A, que pertencem Á  Hispasat, atendem não somente ao Brasil como tambÉm a diversos paÁ­ses da AmÉrica Latina.

As posições orbitais tambÉm não podem ser usadas indiscriminadamente, há permissões para uso de cada posição orbital que É definida atravÉs de leilão e cada administradora de satÉlites tem que respeitar a posição orbital para a qual arrematou no leilão.

Desta maneira cada administradora de satÉlite que lança mais de um satÉlite para a sua mesma posição orbital o faz para otimizar o uso desta posição a qual tem direito de usar.

Por fim quando se diz que há dois ou mais satÉlites na mesma posição orbital não significado que eles estão fisicamente lado a lado mas sim que estão distanciados entre si em 0,1° ou atÉ um pouco mais o que pode significar em órbita centenas de quilometros de distÁ¢ncia. Isto acontece para que não haja risco de os satÉlites se chocarem em órbita.