DistÁ¢ncia correta entre o LNBF e o fundo da antena parabólica focal point

25544

Como será que se descobre a distÁ¢ncia correta entre o LNBF e a fundo da antena parabólica focal point?

Volta e meia esta pergunta interessante É feita por um dos nossos leitores, sempre acontece de alguÉm ter perdido a bengala da sua antena focal point ou mesmo ter conseguido uma antena antiga que não tem a bengala ou os suportes para segurar o LNBF e quer descobrir a distÁ¢ncia correta para fazer uma adaptação em sua antena.

A boa notÁ­cia É que descobrir esta distÁ¢ncia É uma tarefa bastante simples para as antenas focal point, pois como elas são proporcionais e tem o foco no centro da antena, É fácil saber que o ponto focal tambÉm está no meio da antena a uma certa distÁ¢ncia do fundo da antena.

Sim, antena focal point É aquela antena parabólica telada ou a antena de chapa de tamanho maior.

A antena telada É do tipo focal point
A antena telada É do tipo focal point

Sim, antena focal point É aquela antena parabólica telada ou a antena de chapa de tamanho maior.
A figura abaixo, extraÁ­da do site SatFM mostra os parÁ¢metros utilizados para calcular esta distÁ¢ncia, que É conhecida como distÁ¢ncia focal.


distancia do lnbf atÉ o fundo da antena
A fórmula para calcular a distÁ¢ncia focal É a seguinte: D*D/(16*d), ou seja, DiÁ¢metro multiplicado pelo DiÁ¢metro dividido por 16 vezes a profundidade da parábola.

Fácil não É? Mas para calcular você tem que usar sempre as mesmas unidades de medida, por exemplo, uma antena de 1,2 metros deve ser colocada na fórmula como 120 centÁ­metros, pois a parábola tambÉm será informada nesta unidade, por exemplo, 10 centÁ­metros.

Então vamos aos cálculos da distÁ¢ncia focal:
D*D/(16*d)

120 X 120/(16*10) = 1440 / 160 = 90.

Ou seja, em uma antena com 120 centÁ­metros de diÁ¢metro e 10 centÁ­metros de profundidade da parábola a distÁ¢ncia correta entre o fundo da antena e o orÁ­ficio de entrada do LNBF É de 90 centÁ­metros.


distancia-lnbf-fundo-da-antena

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here