Detritos espaciais estão colocando os satÉlites em risco

544
Se você estiver assistindo a sua tv via satÉlite de repente sofrer um apagão na sua programação, pode ser que um detrito espacial tenha colocado fim na sua diversão.

A conclusão É de uma astrofÁ­sica espanhola, Julia de León, que afirma que o lixo espacial não É perigoso para as pessoas em solo mas É um grande perigo para os satÉlites.

Segundo Julia de León, uma pessoa aqui na Terra corre muito mais risco de ser atingida por um raio que por um detrito espacial, a pesquisadora usou um telescópio da Agência Espacila Europeia especialmente projetado para detectar os detritos espaciais e disse que É grande a possibilidade de detritos entrarem em rota de colisão com um satÉlite e tornar o satÉlite tambÉm um lixo espacial após o choque

O lixo espacial É uma herança da corrida espacial de 1950, quando não havia preocupação sobre o que fazer com os equipamentos em órbita quando a vida Áºtil destes equipamentos terminasse.

Atualmente existe uma lei que exige que ao se enviar um satÉlite para o espaço este conserve parte do combustÁ­vel usado para o seu lançamente para quando terminar a sua vida Áºtil o satÉlite possa ser projetado para o espaço, longe da atração do planeta ou mesmo que o combustÁ­vel seja usada para uma entrada planejada na atmosfera.

Outra opção que está sendo estudada É determinar um local onde estes satÉlites deveriam cair ao entrar de volta na atmosfera, desta maneira os restos dos satÉlites não representariam perigo algum futuramente.

A pesquisadora lembra que um objeto que esteja no espaço e entre na atmosfera, para representar perigo para quem esteja em solo, ele precisa ser muito grande pois na atmosfera ele começa a se desintegrar e provavelmente não conseguirá chegar ao solo.

SatÉlites não são grandes o suficiente para conseguir chegar ao solo e vão se desintegrar na atmosfera toda vez que começarem a cair.

O risco para os satÉlite no entanto É real, já que os detritos se encontram em alturas proximas Á  posição em que estão estacionados vários satÉlites ainda em uso.

detritos espaciais colocam satÉlites em risco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here