Como funcionam o IKS e o SKS

68399

Avalie este artigo [starrater tpl=10]
Sempre que publicamos alguma coisa no GPS.Pezquiza.com que cite os famosos receptores piratas de tv por assinatura, e mencionamos as siglas IKS e SKS, aparecem as perguntas e também reclamações de que não explicamos o que é IKS ou SKS, que tem que explicar e por aí vai.

Por isto vamos publicar uma explicação mais detalhada, que é para agradar a todo mundo.

Como funciona o IKS, Internet Key Sharing

O IKS, Internet Key Sharing, ou partilha de chaves pela internet, é um sistema usado para compartilhar as CW, Control Word, ou senha de controle, que cada canal transmitido através de cada operadora de tv por assinatura tem, para que o receptor da operadora ou mesmo pirata consiga abrir a imagem e o áudio do canal, é necessário que ele tenha o CW correto para abrir aquele determinado canal.

A cada vez que se muda de canal, o receptor precisa fazer o Decrypted CW para aquele canal, e no receptor pirata, através do IKS, isto só é possível por que o receptor está ligado à internet recebendo as CW de algum servidor de IKS.

lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo

Isto funciona da seguinte maneira: quando você seleciona um canal para ver, o arquivo do canal, stream do canal, tem um pequeno pedaço de código, conhecido como bin, que está criptografado com a informação do CW, ou seja, com a senha para abrir o canal, esta informação é enviada para a softcam, ou o programa usado para decifrar a CW do canal, a softcam decifra a senha CW e usa o decrypted CW para descodificar o vídeo e áudio deste determinado canal.

A softcam, que é um programa instalado dentro do receptor pirata, é na realidade uma cópia virtual do cartão de acesso condicional, smartcard, da operadora de tv por assinatura.

O IKS não dá ao usuário o acesso direto ao cartão da operadora de tv que está sendo compartilhando, o usuário na realidade está tendo acesso a um servidor que tem todos os canais listados por ID e em cada ID está a mais recente CW para cada canal, sendo que estas CW mudam no Nagra 3 em pequenos intervalos de tempo.

Desta maneira o que está sendo compartilhando pelo servidor é o Decrypted CW, sendo que o receptor pirata do cliente envia para o servidor p CW para aquele determinado canal, o servidor identifica o ID do canal e devolve para o receptor pirata o Decrypted CW para aquele canal, sem a necessidade de ter acesso direto ao cartão de acesso condicional da operadora.

Somente se o CW solicitado por algum dos receptores piratas conectados ao servidor de IKS ainda não foi visto pelo servidor antes, o servidor irá acessar o smartcard da operadora de tv por assinatura, para conseguir o Decryted CW e colocar esta informação na lista de canais que citamos acima.

Mesmo assim o mais comum é que o próprio servidor de IKS pirata, que vai enviar as chaves de acesso aos receptores piratas clientes, não tenham acesso direto ao cartão de acesso condicional da operadora, e sim, que se tenha um servidor de cartões de acesso que envia as informações ao servidor de IKS para somente depois disto o servidor de IKS enviar a informação ao receptor pirata na casa do cliente.

Um servidor de IKS consegue se conectar e… [Matéria dividida em mais de uma página para facilitar a leitura em telefones celulares, links numerados para prosseguir para as próximas páginas estão logo após estes anúncios]