Clientes Sat HD Regional sem Record HD podem recorrer Á  justiça

2042

Hoje nosso leitor Elton enviou por e-mail a seguinte pergunta: “afinal os clientes do sat HD ficaram no prejuizo ou podem recorrer a justiça?”.

A pergunta foi em relação Á  matÉria Por que a Record fechou o sinal HD no StarOne C2 que publicamos ontem.

Elton, infelizmente em relação ao fechamento do sinal da Record HD na Banda C do satÉlite StarOne C2 não há o que fazer, o sinal será fechado e não há qualquer possibilidade de que se consiga a abertura dele atravÉs do Sat HD Regional ou qualquer outro tipo de receptor se o cliente recorrer Á  justiça.

Só cabe justiça para a abertura de sinal da Globo HD caso o cliente não esteja conseguindo abrir o sinal da emissora que É responsíel pelo equipamento, já que o objeto real deste receptor de satÉlite e o produto implÁ­cito que foi adquirido junto com ele foi a abertura do sinal HD da Rede Globo Nacional ou alguma de suas afiliadas no satÉlite StarOne C2.

A abertura de outros canais no satÉlite StarOne C2 ou qualquer outro satÉlite É um fato que não É controlado pelas fabricantes do Sat HD Regional e que ocorre por pura liberalidade das emissoras responsíeis pela transmissão atravÉs do StarOne C2 ou qualquer outro satÉlite que seja.

Aliás, se fosse para cumprir as regras de transmissão de tv no Brasil, ao pÉ da letra, o sinal de todas as emissoras que transmitem atravÉs do satÉlite e que por ventura estejam abertos deveriam estar codificados.

Isto por que o direito de transmitir televisão aberta, que implicitamente É o direito de influenciar o povo com a produção e transmissão aberta de conteÁºdo de massa, tem que ser autorizado pelo governo.

Alguns meses atrás houve atÉ uma discussão no MinistÉrio das Comunicações que estava apontando para o fechamento de todos os sinais que estavam sendo transmitidos abertos atravÉs dos satÉlites destinados ao Brasil, pois a autorização era apenas para o uso do satÉlite para a comunicação entre as emissoras e suas afiliadas ou emissoras que necessitem distribuir seu sinal para parceiros pontuais, como É o caso dos cursinhos via satÉlite, por exemplo. Mas o sinal tem que estar obrigatoriamente codificado.

Como brasileiro não gosta de cumprir regras, as emissoras acabaram se aproveitando da oportunidade de transmitir programação aberta via satÉlite para atingir pÁºblico em locais onde seu sinal terrestre não chega e algumas emissoras que não conseguiram autorização para a tv terrestre viram no satÉlite a oportunidade de existir.

Desta maneira o fechamento do sinal da Record HD no StarOne C2 ou qualquer outro satÉlite está colocando a emissora num papel de cumpridora das regras de telecomunicações e não como uma emissora que esteja prejudicando os usuários de receptores de tv via satÉlite.