Dois dos Áºltimos vÁdeos que publiquei no canal GPSPezquizaOficial, sobre a convivência nada pacÁfica que haverá entre a internet 5G e as transmissões via satÉlite na faixa de frequência da Banda C, continuam a causar polêmica. É tanta discussão ocorrendo nos comentários, o Youtube bloqueando 100% dos comentários e eu rindo bastante quando vou ler alguns desses comentários pois o pessoal no Brasil tem o sangue quente, não dá pra liberar a maioria das trocas de farpas.
Mas as publicações mais polêmicas servem para isto mesmo, o GPS.Pezquiza.com, seja no site ou no Youtube, sempre trás material mais provocativo e com visão diferenciada, a polêmica sempre irá ocorrer.
Se você não assistiu aos vÁdeos sobre os quais estou comentando eles estão nos seguintes links:
APAGÁƒO DA TV ANALÁ“GICA VIA SATÉLITE DVE OCORRER EM BREVE COM A CHEGADA DO 5G
FIM DA BANDA C / SAT HD REGIONAL / TRETA COM OUTROS CANAIS?
Assista que vale a pena.
Especificamente nos comentários do primeiro vÁdeo citado, um espectador deixou um comentário que É de grande valor para que todos possam entender os pontos de vista que eu compartilhei nessas duas lives. Esse espectador, o Gilson Teles, fez um excelente trabalho em catalogar diversas matÉrias já publicadas sobre os assuntos 5G e Banda C e diante de todo o material estudado tambÉm acha prudente já não investir tanto em Banda C, como eu digo nas lives, especialmente em LNB Banda C, já que tanto a parábola quanto o receptor (se mais moderno) pode ser aproveitados muito bem na Banda KU.
Leia abaixo as contribuições feitas pelo Gilson, ao qual eu muito agradeço:
Vamos aos fatos….se o Richard Lima permitir creio que fique bem mais fácil os próprios usuários e demais interessados na recepção de TV via satÉlite ( fabricante de produtos para uso na banda C, importadores, lojistas, instaladores, usuários, etc…) leiam, as publicações de fontes seguras, a respeito desse mesmo assunto.
Ou seja, vamos direto a fonte, ok? Vamos lá:
Banda C: o primeiro grande desafio do 5G no Brasil
http://www.clipping.abinee.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=298146&sid=108
Campelo: leilão 5G sem faixa de 3,5 GHz não É possÁvel nem desejíel
Banda Ku É opção para evitar interferência do 5G na TV via
satÉlite, diz MCTIC
https://teletime.com.br/23/07/2019/…2hZUFQytHkorHTH6CH1nHXgoai4Tu4E7BCbtFQqyq-jos
Custo relativamente baixo É possÁvel na limpeza de 3,5 GHz
Claro diverge de Anatel e concorrentes sobre interferência em 3,5 GHz
https://teletime.com.br/27/05/2019/__trashed-4/?_thumbnail_id=359630
Testes com banda de 3,5 GHz ainda estão em andamento, diz Anatel
https://teletime.com.br/15/10/2018/testes-com-banda-de-35-ghz-ainda-estao-em-andamento-diz-anatel/
Portanto, creio que depois de ler as informações acima se alguÉm ainda possua duvidas quanto o que o Richard falou…..prefiro nem comentar.
Sou usuário de antena parabólica – banda C – a mais de duas dÉcadas.
( idem tambÉm com a Ku )
Participei, durante dÉcadas, de comunidades sobre o assunto.
Compareci, continuo comparecendo a eventos sobre o mesmo assunto a mais de duas dÉcadas. Colaborei como consultor tÉcnico de emissoras de TV na banda C e Ku.
Portanto, creio, talvez, que entenda um “tiquinho” desse mesmo assunto.
Minha opinião: oficialmente, nada ainda está decidido. Mas….pensaria uma vez, duas, três, dez vezes em investir um centavo, atualmente, na recepção Banda C – analógica e digital.
É isso.
Ps. assisti apenas alguns minutos do vÁdeo…prometo assistir na integra numa outra hora.
Mostrar menos
É isso pessoal, aÁ tem bastante material para que vocês pesquisem e cheguem nas suas próprias conclusões, É claro que o meu trabalho aqui É somente aconselhar, sempre indo para o lado que eu considero o mais verdadeiro, assim eu acredito que posso atÉ desagradar uma boa parcela de pessoas que gostam de ouvir floreios e somente o que as favorece, mas sei que mesmo essas vão optar por ler o que eu publico pois sabem que eu busco publicar sempre o que É certo, não publico pra fazer graça pra ninguÉm.
Valeu a todos, continuem conosco.