ATRAVÉS DA ANTENA PARABÁ“LICA TEM COMO CAPTAR IMAGENS DO UNIVERSO? [PERGUNTA DO LEITOR]

2926

AtravÉs do nosso e-mail o leitor Vieira enviou o seguinte questionamento aqui para o GPS.Pezquiza.com:

Fugindo um pouco da tecnologia das TVs por assinatura, gostaria de saber
se há satÉlite que se possa captar imagens do universo, atraves de antena?

Sabe-se que existe pequeno telescópio que É ligado no PC.

Esse aparelho faz a rotação da Terra, automaticamente, graças a um motor.

Não se já existe Á  venda no Brasil. Tenho visto pequenos, mas sem essa função.

Att,
Vieira

AtravÉs da antena parabólica formatada para a captação de transmissão de telecomunicações via satÉlite, em relação Á  captação de imagens do universo, o que É possÁ­vel É captar transmissões feitas por agências especiais que eventualmente as estejam transmitindo em formato de vÁ­deo atravÉs de algum transponder no satÉlite.

A maneira mais fácil de você descobrir estas transmissões É fazendo uma pesquisa sobre tal assunto no Google, de preferência em lingua inglesa, exemplo:

spacial agency images broadcasted via satellite

Você vai descobrir que algumas agências transmitem via satÉlite imagens que elas estão captando do espaço atravÉs de seus objetos espaciais já lançados e da estação internacional espacial. Tem transmissão da Nasa, por exemplo, no Galaxy 13 e em outros satÉlites, bem como transmissões de outras agências que estão mais distantes, como a agência do Japão.

Há tambÉm transmissões que não são de conhecimento pÁºblico atravÉs de satÉlites militares e em transponders fechados, infelizmente não sei precisar para você quais são as possÁ­veis de serem captadas aqui no Brasil, como eu disse acima, requer uma pesquisa bem mais minuciosa.

Como eu acredito que você fez esta pergunta no sentido de a sua própria antena parabólica servir como um telescópio, infelizmente isto não É possÁ­vel, para este tipo de estudo espacial É necessário todo um aparato bem maior que uma antena parabólica comum, bem como equipamentos muito especÁ­ficos para o estudo das frequências de rádio que este tipo de equipamento para estudos espaciais estiver captando.

As antenas para observação espacial são chamadas de rádio telescópio.

Nos rádio telescópios o que se capta É a frequência emitida pelos corpos celestes que se deseja estudar, e a opção É por captar frequências de corpos celestes que não podem ser captados aqui da Terra por instrumentos de imagem convencionais, entre estes os satÉlites telescópios.

É atravÉs das frequências emitidas por estes corpos celestes – lembre-se que a luz tambÉm É uma frequência – e então captadas pelos rádio telescópios É que os equipamentos de análise destas frequências conseguem reconstituir imagens do Universo longÁ­nquo, possibilitando que se enxergue cada vez mais distante no Universo, e quanto mais distante se enxerga tambÉm se descobre que há muito mais alÉm daquela distÁ¢ncia.

Infelizmente no Brasil estamos bem atrasados em questão de exploração espacial por rádio telescópios, o nosso melhor equipamento neste campo É muito ultrapassado e já não desperta tanto interesse dos pesquisadores mais avançados que optam por recorrer Á  pesquisa em outros paÁ­ses que prezam mais pela ciência.

Quanto aos telescópios computadorizados, eles tem um controle de movimentação polar do telescópio que estabiliza a movimentação do telescópio de acordo com a movimentação do giro da Terra em relação aos corpos espaciais que estão sendo estudados, o que facilita muito a continuidade da observação destes corpos ao longo de algum tempo de estudo, minutos e horas por exemplo, já que movimentar o telescópio manualmente para continuar a observar o corpo celeste É uma tarefa bem complicada, principalmente para quem não tem muita habilidade no assunto.

É possÁ­vel encontrar este tipo de telescópio aqui no Brasil pesquisando por telescópio computadorizado.

Em relação Á s antenas parabólicas, tambÉm existe um equipamento de movimentação polar da antena que ajuda a encontrar mais facilmente os satÉlites de telecomunicações que estão alinhados no cinturão de clark.

Espero ter ajudado um pouco com estas informações e deixo abaixo um vÁ­deo interessante falando um pouco sobre os rádio telescópios. Se a legenda em português não aparecer basta que você a ative.

.