Dicas para pintar sua antena Banda KU

9600

Republicado em resposta ao questionamento do nosso leitor Gilberto Silva através do facebook.

Você pode pintar a sua antena banda ku se ela estiver muito velha ou se você deseja que ela tenha uma outra cor, diferente da que estava disponí­vel quando você a comprou.

A cor que você escolher não será um empecilho para que você pinte a antena, mas deve-se sempre ter em mente que:

– cores claras refletem mais os raios solares para dentro do LNBF, o que causará um aquecimento do equipamento, e quanto mais quente estiver o LNBF maior será a perda de sinal, podendo até mesmo impedir que você capte os canais que são transmitidos com sinal mais fraco.

– Este é o mesmo motivo pelo qual não se deve optar com tintas brilhantes, seja de que cor for, pois elas provocarão o mesmo efeito de aquecimento do LNBF.

– tintas de cores muito escuras provocam o aquecimento do corpo da antena, que também pode gerar aquecimento no LNBF provocando perda de sinal. Este efeito é mais impactante em regiões cujo clima se mantém mais quente durante todo o dia.

– o melhor mesmo é optar por uma tinta fosca de tom intermediário da cor escolhida por você. É por este motivo que geralmente as antenas parabólicas offset geralmente são pintadas na cor cinza claro fosco.

-procure na loja de tintas uma tinta que seja resistente ao tempo, já que a antena trabalha exposta ao sol e chuva durante todo o dia e estará assim por anos e até mesmo décadas.

-não é necessário desmontar a antena mas se desmontar é possí­vel fazer um serviço melhor. Atenção! Não se deve pintar o corpo do LNBF.

-é melhor pintar a antena durante a manhã para que haja mais tempo de ela secar no mesmo dia em que foi pintada.

-pintar com compressor dá um acabamento muito melhor que com rolo, dependendo da habilidade de quem está pintando. Acabamentos grosseiros podem influenciar no sinal que será recebido pelo LNB pois podem desviar as ondas para fora do LNB. No entanto, no geral esse efeito danoso por pinturas mal executadas é insignificante.

Então, mãos a obra e boa sorte!

Compartilhe esta matéria e continue no GPS.Pezquiza.com

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here