Antena corneta para satÉlite de 15 metros de comprimento… Conheça!

1301

A antena corneta que mostramos aqui ontem e demos a fórmula para ser construÁ­da fez bastante sucesso entre os nossos leitores, parece que a idÉia É nova mas na realidade não É, a antena corneta nasceu junto com as transmissões via satÉlite.

A foto que você vê abaixo É de uma antena corneta de 15 metros de comprimento construÁ­da nos laboratórios da Bell Laboratories em Holmdel, Nova Jersy, em 1959 para um trabalho pioneiro em comunicações com o satÉlite da NASA Echo I.

A estrutura total da antena pesa 18 toneladas, ela foi produzida em aluminio com a base em aço e foi inicialmente projeta para ter um comprimento de 50 metros.

Esta imensa antena corneta foi usada para detectar as ondas de radio do Projeto Echo, posteriormente ela foi modificada para trabalhar com os satÉlites Telstar e receber os sinais de broadcast dos satÉlites Telstar.

Em 1964 os radio astrônomos Robert Wilson e Arno Penzias descobriram as radiações cosmicas de microondas com o uso desta antena corneta, descoberta pela qual eles ganharam um prêmio Nobel de fÁ­sica em 1978.

Em 1990 a antena foi doada ao National Park Service para uso pelo National Historic Landmark.

Este tipo de antena É chamada de Hogg ou Horn-Reflector, Refletor Chifre ou como a chamamos aqui, antena corneta, ela foi inventada em 1941 por Albert Beck e Harald Friis para o Bell Labs em 1961.

Ela consiste em uma corneta de metal com um refleto montado com uma abertura num Á¢ngulo de 45° de modo que as ondas de radio entram no funil da corneta em um Á¢ngulo de 90 em relação ao eixo da buzina.

O refleto É o segmento de um refletor parabólica que equivale a uma antena parabólica alimentada fora do ponto focal, este tipo de antena tem caracterÁ­sticas especialmente usuais para serem usadas como radiotelescópios, com uma ampla largura de banda, a eficiência da abertura pode ser calculada com precisão, ela tem uma proteção contra os ruÁ­dos elÉtricos vindos de Á¢ngulos fora do eixo de trabalho da antena e por isto ela capta pouco ruÁ­do de fundo tÉrmico.

É uma belÁ­ssima antena que um entusiasta de tv via satÉlite certamente gostaria de ter em casa não É mesmo?

antena corneta de 15 metros


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here