A partir de ontem a tv via satÉlite está protegida de interferências digitais em solo

702

Se você tem uma instalação de tv via satÉlite DTH cuja captação do sinal do satÉlite não fica boa por mais que você se esforce para fazer o ajuste fino do apontamento, pode ser que você esteja sendo vÁ­tima de interferências digitais em solo no sinal recebido pela antena parabólica.

É que segundo a Anatel, enlaces digitais usando as frequências entre 10,7 GHz a 11,7 GHz estão competindo com os sinais de satÉlite Banda KU e causando interferências em diversas regiões do paÁ­s.

A Anatel constatou que estes enlaces estão sendo instalados fora das normas estabelecidas pela Portaria Anatel 600 de 2012, que estabelece uma distÁ¢ncia mÁ­nima de 12 kilometros entre o transmissor e receptor nestes enlaces, e por isto ficou estabelecido, desde este dia 16 de julho, que estes enlaces instalados fora do que determina a portaria acima citada, passam a operar em caráter secundário.

O caráter secundário estabelece que enlace não tem prioridade para transmissão naquela faixa de frequência que compete com a tv via satÉlite DTH e por isto deve ser desligado se estiver provocando interferências na transmissão ou recepção da tv via satÉlite naquela determinada região.

O prazo dado pela Anatel para que estes enlaces se regularizassem já expirou, agora resta saber se realmente serão tomadas medidas contra os enlaces irregulares.

Se de repente, do nada, a recepção de tv via satÉlite Banda KU aÁ­ na sua residência melhorar, pode ser que seja resultado desta medida da Anatel.