A internet móvel vai matar a tv via satÉlite nos próximos anos

1027

Pode parecer estranho para nós brasileiros falar que a internet móvel, aquela mesma que nos mata de raiva todos os dias com as baixas velocidades e constantes quedas no 3G e 4G, alÉm do limite de dados que se pode trafegar, será a mesma internet que vai matar as transmissões de tv paga via satÉlite, mas por incrÁ­vel que parece É isto mesmo o que as operadoras, não aqui no Brasil, mas lá na Europa, já estão dando como o futuro cenário da tv paga no antigo continente.

Na realidade este cenário está sendo traçado não para a internet 4G mas sim para a nova tecnologia de internet móvel que tem previsão de inÁ­cio de vida comercial no ano de 2020, É a internet 5G.

No Áºltimo mês eu fiz matÉria aqui no GPS.Pezquiza.com falando sobre a operadora Canal+ que já está planejando abandonar de vez as transmissões via satÉlite e usar somente o IPTV atravÉs de acordos com operadoras de internet francesas.

A solução da Canal+ no entanto está fadada a ficar obsoleta em alguns anos pois a cada dia mais os espectadores estão migrando para telas portáteis e a estratÉgia das operadoras está cada dia mais focada em eliminar receptores e migrar para dispositivos conectados, como consoles de vÁ­deo games, smart tvs, smartphones, tablets…

A chegada da internet 5G deverá prover o meio ideal para a transmissão de vÁ­deo em altÁ­ssima definição, tornando o uso de satÉlites desnecessário, desde que o assinante esteja na área de cobertura do 5G.

No Áºltimo mês a ITU (International Telecommunication Union), órgão ligado Á  ONU e que É encarregado de definir regras para as telecomunicações, definiu que as redes 5G são aquelas capazes de transmitir a 20 Gbps no mÁ­nimo.

Ficou tambÉm definido que a 5G terá que ter a capacidade de transmissão mÉdia de 100 Mbps, para um milhão de dispositivos conectados em uma ára de 1 Km quadrado.

Está definido que nos Jogos OlÁ­mpicos de Inverno de 2018 que se celebrará em PyeongChang, na China, a internet 5G deverá ser oferecida para a imprensa como meio de transmissão de dados e imagens para que se comprove a capacidade surpreendente da tecnologia conforme citado acima.

A partir de então o que atualmente chamamos televisão poderá mudar radicalmente com os meios de transmissão e recepção de vÁ­deo de alta qualidade disponÁ­vel a muito mais pessoas e o satÉlite poderá se tornar coisa do passado.

Ou poderá ser reinventado… quem viver verá.