A base aÉrea para lançamento de satÉlites mais importante do mundo fica na AmÉrica do Sul

2048

Avalie este artigo [starrater tpl=10]
Pouca gente sabe mas a base aÉrea para lançamentos de satÉlites mais importante do mundo fica na AmÉrica Latina, pertence a uma parceria entre paÁ­ses europeus e gera mensalmente uma montanha de dinheiro.

É a base Kourou, que fica na Guiana Francesa, uma provÁ­ncia francesa na AmÉrica do Sul, grudada no norte do Brasil e que pouca gente sabe que existe.

Nesta semana o site da Exame publicou uma reportagem bastante intessante sobre esta base aÉrea para lançamentos de foguetes, que está localizada próximo Á  linha do Equador, em uma região de clima bastante ameno, que oscila entre 22º a 30ºC, sem problemas como terremotos, furacões ou outros do tipo.

Estes dados já tornam a base de Kourou bastante privilegiada, mas há ainda outras questões que tornam Kourou muito especial.

Ela fica em uma região entre a selva fechada e o Oceano AtlÁ¢ntico, o que diminui drasticamente o risco de atingir áreas habitadas se alguma acidente ocorrer.

No local onde fica a base de lançamento dos satÉlites a velocidade de rotação da Terra É de 1.700 km/h, isto ajuda o foguete a se livrar com mais facilidade da força gravitacional da Terra, ganhando 460 metros por segundo a mais de altitude do que se a base estivesse em um local mais distante da linha do Equador.

Na região de Kourou É produzido o combustÁ­vel para os foguetes espaciais e tambÉm peças para a fabricação dos foguetes e satÉlites.

A base aÉrea de Kourou responde por 15% do produto interno bruto da Guiana Francesa.

É um local que integra tão alta tecnologia, fica tão perto do Brasil mas que não acrescenta nada ao desenvolvimento tecnológico dos paÁ­ses vizinhos pois pertence e É totalmente administrado por europeus.

Veja a reportagem da revista Exame clicando aqui.

base aÉrea de kourou guiana francesa


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here