6 termos tÉcnicos usados em transmissões via satÉlite que você precisa conhecer

1093

Se você começou no mundo da televisão digital via satÉlite a pouco tempo e não entende muita coisa dos termos usados nesta tecnologia, abaixo colocamos uma lista de seis termos tÉcnicos usados em transmissões via satÉlite que você precisa conhecer.

FTA: significa Free to air, está sendo transmitido sem codificações, com sinal aberto para os aparelhos de recepção digital para satÉlite que sejam compatÁ­veis.

DVB-S: Digital Video Broadcast via satÉlite, padrão europeu de transmissão de TV Digital via satÉlite, projetado nos anos 80 por um consórcio entre paÁ­ses europeus.

QPSK e 8PSK: são algoritmos de modulação dos dados de transmissão digital, sendo que o 8PSK tem o dobro de capacidade do QPSK.

Uplink: É o envio do sinal de uma transmissão terrestre para um satÉlite.

SR: Symbol Rate É a taxa de mudanças de estado em um circuito de comunicações. Se um circuito pode transportar dois tons por segundo, o circuito tem uma taxa de dois sÁ­mbolos. Circuitos podem utilizar diferentes tÉcnicas de modulação para transportar vários bits por sÁ­mbolo. A escolha da quantidade de tons a usar na modulação É determinada pelo algoritmo escolhido. QPSK utiliza quatro tons, 8PSK utiliza oito tons. O uso de quatro tons É padrão no mundo via satÉlite. No mundo da televisão por cabo, para uma qualidade mais elevada, É possÁ­vel transmitir a uma mÉdia de 64 tons.

FEC: Forward Error Correction, permite melhorias na performance, atravÉs de alterações no sinal digital que está sendo transmitido.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here