TV Digital Terrestre Revolucionária Via 5GBDC está Chegando – Muda Tudo

310

Não há dúvidas que a TV Digital foi (e é) uma grande evolução de qualidade e disponibilidade de espaço de transmissão em todo o mundo.

A TV Digital Terrestre foi mais um caso de muito sucesso nesse ambiente de tv digital, que engloba satélites, streaming e outros meios de transmissão.

Mas a tv aberta tem as suas regras e entre elas está a necessidade de se instalar uma antena fixa (ou não portátil) ou usar os dados de internet para assistir aos canais disponibilizados pelas emissoras, via streaming… mas uma nova era para a tv digital terrestre vem aí e a promessa de mudanças impactantes é muito grande.

Se focarmos somente na questão de poder assistir à tv digital terrestre no smartphone, já é uma mudança muito grande o que virá através da TV Digital Terrestre via o 5G Broadcast (5GBDC). Só para começar não haverá a necessidade de consumir dados da internet, mesmo que as transmissões estejam sendo feitas através das mesmas torres e antenas da tecnologia de dados móveis 5G.

As transmissões de tv digital terrestre via 5GBDC usarão um “espaço à parte” na rede de dados móveis 5G, gratuito para quem quiser captar as transmissões de TV Digital Terrestre (autorizadas pelo governo) que lá estarão trafegando.

É o fim da preocupação com recarga ou consumo dos dados móveis de internet, nos smartphones.

Isso pode ser também um incentivo para que surjam cada mais mais projetos de canais para a tv digital terrestre colocando conteúdo na rede de tv digital terrestre 5GBDC de cada cidade, afinal, a transmissão é limitada às torres de 5G que forem disponibilizadas como autorizadas para aquela determinada emissora.

A TV Digital Terrestre via 5G está muito próxima de começar

O que antes era apenas uma promessa, e nós já viemos falando sobre TV Digital Terrestre no 5G fazem alguns anos; agora está sendo testado à sério para ser disponibilizado comercialmente em breve.

A Cellnex Telecom, juntamente com Rohde Schwarz, Ateme e a Qualcomm Technologies, lançaram um projeto piloto comercial que está a poucos passos de ser autorizado a entrar em funcionamento.

Este projeto foi apresentado na feira internacional de áudio e vídeo ISE e terá uma nova apresentação em breve na Mobile World Congress (MWC) Barcelona 2023, que acontecerá de 27 de fevereiro a 2 de março deste ano.

Nestes eventos o projeto está sendo testado com a colaboração da RTVE e permite o acesso aos canais de notícias da Radio Televisión Española, Canal 24h, além de La1 e Radio 5 da Radio Nacional de España.

Para realizar o projeto piloto, a Cellnex teve que desenvolver instalar uma nova torre de transmissão com suporte ao padrão de TV Digital Terrestre 5GBDC para cobrir a área ao redor da feira.

A Rohde Schwarz forneceu o transmissor e a codificação do conteúdo foi realizada com os equipamentos da Ateme.

Finalmente, os receptores utilizados no projeto possuem tecnologia da Qualcomm.

A ideia principal das transmissões 5G Broadcast é expandir a chegada desse conteúdo a mais dispositivos, não apenas celulares. Mesmo se aproveitando das torres e da tecnologia do 5G móvel, o sinal de tv digital terrestre no padrão 5GBDC alcançará as residências dos locais onde estará sendo transmitdo com muito mais facilidade que a atual tecnologia de transmissão da TV Digital Terrestre atual e com possibilidade de qualidade de som e imagem, também, muito maiores.

Ou seja, prepare-se para comprar um setop-box (ou decodificador/receptor) de tv digital terrestre 5GBDC, em breve, para aproveitar esse avanço de qualidade que virá.

Continue no GPS.Pezquiza.com e entre para o nosso Telegram.