TV BOX PODE SER SUBSTITUÍDO POR ANDROID TV STICK? [PERGUNTA DO LEITOR]

828

o Túlio enviou mensagem para o GPS.Pezquiza.com perguntando o seguinte: se ele importar um Android TV Stick ao invés de um TV Box o aparelho vai funcionar direitinho. Ele também quer saber se eu acho que Android TV Stick “fura” o negócio da Anatel.

Será que fura?

Muito bem, para quem não sabe o que é um Android TV Stick, ele parece um pendrive, tem basicamente as mesmas funcionalidades de um TV Box em um dispositivo bem diminuito e que fica “espetado” diretamente em uma porta HDMI na televisão.

Android TV Stick
SErá que o Android TV Stick fura o negócio da Anatel?

TV Stick é tão bom quanto TV Box?

Por ser o TV Box um aparelho bem maior que o Android TV Stick é bem provável que o consumidor associe essa diferença de tamanho com diferença de potência, mas na realidade não é bem assim.

Se nós formos comparar dois aparelhos destes que carreguem configurações semelhantes, por exemplo: Processador Quad Core 1,5GHz e 2Gb de Ram; a tendência é que o Android TV Stick funcione mais rápido que o TV Box.

Como assim? Qual é a lógica?

A lógica é que pelo tamanho diminuto, as peças no Android TV Stick estão mais próximas entre si e a troca de informações entre essas peças ocorre em uma placa com a “fiação” que interliga as peças de comprimento bem menor. Isto gera um pequeno ganho de performance à medida que os caminhos percorridos para o processamento são mais curtos.

A diferença não é assim tão significativa, mas ganhar performance é melhor que perder não é mesmo?

A capacidade de processamento destes dispositivos é tão boa que há até mesmo TV Sticks que rodam Windows e funcionam como computadores que podem ser levados no bolso.

Então, quanto à performance você pode comprar sem medo.

E quanto à durabilidade dos Android TV Stick, é tão boa quanto a dos TV Box?

Aqui nesse quesito também vale a escolha de uma marca melhor e alguns cuidados que podem ajudar o aparelho a viver mais tempo.

Como eu disse acima o TV Stick pode ser espetado diretamente em uma porta HDMI da televisão, a vantagem é que ele vai ficar mais discreto, escondido atrás da TV, mas a desvantagem é que ele vai aquecer mais o que pode diminuir a vida útil do aparelho.

A melhor coisa que você pode fazer é usar um cabo extensor de HDMI e manter o Android TV Stick afastado da televisão para que nenhum dos dois aparelhos aqueça o outro.

Com esse cuidado a tendência é que você consiga usar o Android TV Stick por um bom tempo.

E o preço do Android TV Stick, é o mesmo do TV Box?

Comparando configurações e marcas os preços são bem semelhantes, mas nesses momento eu vejo uma vantagem em relação à importação do Android TV Stick: o frete. O frete é um fator que tem encarecido demais o valor da importação dos TV Box, além de a Anatel estar barrando muitos aparelhos e causando uma dor de cabeça danada para os compradores.

Veja estes dois exemplos de Android TV Stick:

X96S Wireless Display Dongle: Processador Quad Core de 2Ghz (bom poder de processamento). Pode ser escolhido em duas versões de armazenamento diferentes: 2Gb de Ram + 16 Gb de memória internet ou 4Gb de Ram + 32 Gb de armazenamento. Os preços de 38 dólares e 49 dólares respectivamente. E tem mais uma boa notícia, o frete é de apenas 2,97 dólares. Esses valores na data de hoje pessoal, como vocês sabem, pode ser que mude.

H96 Pro – H3 TV Dongle: este também é um aparelho interessante. Ele conta com processador Amlogic S905X (o mesmo que equipa a maioria das TV Box atuais), 2Gb de Ram e 16 Gb de armazenamento. O preço deste aparelho hoje é 50 dólares e o frete é 5 dólares.

Android TV Stick

Será que o Android TV Stick “fura” o negócio da Anatel?

Então vamos agora à melhor parte já que a preocupação do nosso leitor é furar o negócio da Anatel.

A chance desse aparelho passar batido pela alfândega é bem maior, já que ele é bem mais discreto e até o nome do produto chama menos atenção. Podemos constatar isto de uma maneira mais evidente quando olhamos o valor de frete que a Gearbest pede neste produto enviando para o Brasil, que é um frete de valor infinitamente menor que o pedido pelos TV Box.

Compare por exemplo o frete pedido no X96S, que é de apenas 2,97 dólares hoje, contra o frete pedido na TV Box X96 que é 19,42 dólares hoje. É muita diferença, o que já nos mostra que a preocupação da Gearbest com a não entrega do Android TV Stick é bem menor que com a não entrega do TV Box, por isso ela já pede um preço alto no frete do TV Box, para sobre um pouco pra ir cobrindo eventuais prejuízos de rentenção da TV Box no Brasil pela Anatel.

Valeu e continue conosco.

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!

.