TV Box Mi Box da Xiaomi

0
540
tv box mi box xiaomi
Mi Box o TV Box da Xiaomi

TV Box, agora que estes aparelhos estão perdendo o estigma de coisa errada e sendo vistos como realmente são: aparelhos para transformar (ou adicionar) televisores em Smart, os TV Box de marca tem despertado maior interesse dos consumidores, inclusive aqui no Brasil onde os modelos chineses mais populares ainda vendem como banana na feira.

Um destes modelos de marca que tem despertado o instinto consumidor dos brasileiros É o TV Box Mi Box, da chinesa Xiaomi.

Ants de partirmos para a análise mais detalhada do aparelho, É bom que você entenda qual É o ponto de vista de desenvolvimento de produtos adotado pela Xiaomi. A marca tem como estratÉgia desenvolver e promover seus produtos como tão bons quantos os produtos topo de linha de determinados nichos de eletrônicos mas vendidos a preços populares.

Este tipo de estratÉgia da Xiaomi colou muito bem no mercado de smartphones, tanto que a empresa abocanhou, na China, boa parte das vendas para consumidores que antes eram cativos da iPhone. Mas será que eles conseguirão a mesma proeza no mercado de eletrônicos para entretenimento?

TV Box – o que são e por que se vende esse tipo de aparelho

O TV Box É um tipo de dispositivo que ligado a um televisor (ou mesmo um monitor de vÁ­deo) permite o acesso a aplicativos (assim como em tablets e smartphones) geralmente voltados para o entretenimento digital: vÁ­deo, mÁºsica, games, fotos… Há outros tipos de aplicativos em outros nichos de informação/uso para TV Box mas que geralmente não são os que impulsionam a venda do produto.

Os usuários mais avançados (ou apressados) no uso de eletrônicos de entretenimento, já conhecem e usam Smart Tvs há muitos anos. Este tipo de usuário geralmente considera o uso de TV Box desnecessário, mas a realidade não É bem assim. Segundo estimativas da própria Xiaomi, cerca de 50% dos televisores em uso em todo o mundo ainda não são do tipo Smart TV. Esses 50% de televisores que não são Smart são ainda divididos em dois grupos, os que possuem tvs de tela plana que contam com boa tecnologia de imagem e ainda os que possuem modelos mais antigos de televisores.

Há ainda que se considerar que muitos dos que possuem Smart TV de gerações passadas acabam por ter seus aparelhos incompatÁ­veis com diversos dos aplicativos que mais gostam de usar, como o Youtube e Netflix, por exemplo. As Smart TVs, assim como os smartphones, se teornam desatualizadas com o passar dos anos e então muitos dos principais aplicativos deixam de funcionar nessas Smart Tvs. Como a troca por uma Smart TV nova acaba saindo muito cara e geralmente só É justificada pela recuperação da usabilidade de alguns aplicativos, faz mais sentido para o consumidor comprar uma boa TV Box, como É o caso da Mi Box da Xiaomi.

Mi Box da Xiaomi, o que ela tem de diferente

Como dissemos acima, a Xiaomi se especilizou em dar aos seus produtos uma aura de produto de luxo mas com um preço bem mais barato.

Sendo assim, o foco da TV Box Mi Box da Xionmi não É exatamente se mostrar um forte competidor contra aquelas TV Box Xing Ling tão populares no Brasil e sim contra as TV Box (set-top box) de um nicho acima, como a Apple TV, Amazon Fire Stick, Chomecast, entre outros.

A forte diferença entre um TV Box Xing Ling comum e os aparelhos de marca citados acima É que, enquanto os TV Box comum utilizam versões do Android que em sua maioria entregam uma interface de uso entre feia e mais ou menos para seus usuários (e muitas vezes complicada para configurações de rede e outras mais avançadas); uma TV Box de marca se preocupa em desenvolver uma interface baseada em um sistema próprio da marca, focado em usabilidade e porque não dizer, beleza, alÉm da facilidade de configuração e uso mesmo pelos consumidores mais leigos no assunto.

Outro ponto importante que diferencia uma TV Box de marca de uma tv box chinesa comum É a qualidade geral tanto de equipamento em si quanto da imagem e som que os aparelhos são capazes de reproduzir. As Tv bos de marca trazem tecnologias mais avançadas de som e imagem e tambÉm certificadas pelos fabricantes e inventores dessas tecnologias. Já as TV Box Xing Ling… bem, elas dizem que trazem alguma coisa mas na maioria das vezes É só mesmo publicidade para vender o produto.

O ponto forte do Mi Box

O ponto forte do Mi Box É justamente a sua facilidade de uso alÉm de conter os aplicativos que o espectador quer usar. Parece uma definição muito simples, mas É justamente isso. O Mi Box É aquele tipo de produto que o usuário se pega recomendando para os amigos pois realmente tem uma ótima experiência de uso com ele.

Vamos falar então de um modelo que foi lançado recentemente, o Mi Box 4K.

A configuração inicial de uso dp Mi Box 4K É bastante simples. Tudo o que você precisa É de uma tomada para o adaptador de energia do aparelho e de uma TV com uma porta HDMI disponÁ­vel. Melhor ainda se a porta for do tipo HDMI 2.0b pois com este padrão de HDMI você poderá experimentar as tecnologias HLG e HDR presentes no Mi Box 4K. Procure no manual da sua tv se alguma das portas HDMI presentes nela são compatÁ­vies com o HDMI 2.0b. Nem todas as portas HDMI na TV são iguais, então dedique algum tempo para descobrir isso, especialmente se você está procurando aproveitar ao máximo os recursos de 4K HDR.

Uma vez em funcionamento o Mi Box irá guiá-lo atravÉs de um processo simples de configuração para a conexão Á  sua rede sem fio. Você pode fazer a configuração meio de um smartphone conectado na mesma rede ou digitando manualmente as credenciais do usuário. A configuração pode demorar alguns minutos. Para obter o máximo de fluidez na apresentação dos conteÁºdos atravÉs da sua Mi Box, certifique-se de que ela tenha uma boa recepção da sua rede WiFi.

Quando você fizer a conexão de rede da sua Mi Box É províel que o aparelho faça uma grande atualização de software antes de estar disnponÁ­vel para o primeiro uso. Esta atualização incluirá muito mais recursos Á  sua Mi Box.

A Mi Box trás recursos avanaçados de Chromecast e tanto o processo de configuração destes recursos quanto a configuração do áudio Bluetooth são padrão e levarão apenas alguns minutos.

A conexão bluetooth atravÉs da Mi box permite que o espectador utiliza fones de ouvido, para uma experiência privada; ou caixas de som bluetooth. Teclados e mouses tambÉm podem ser conectados Á  Mi Box via bluetooth.

Depois destas configurações simples você já pode começar a usar a Mi Box 4K e todos os seus aplicativos e recursos estarão prontos para uso.

Algumas plataformas mais populares já vêm prÉ-instaladas na Mi Box e outras podem ser instaladas via Play Store.

É possÁ­vel usar um reprodutor de mÁ­dia para reproduzir conteÁºdo localmente atravÉs de um pen drive ou disco rÁ­gido.

A Mi Box 4K conta com um processador Amlogic de 64 bits e sistema operacional Android TV OS 9.0 otimizado pela Xiaomi, que dá Á  interface do aparelho um desempenho muito suave. A Mi Box 4K tambÉm conta com 2 GB de RAM, 8 GB de armazenamento (para aplicativos) e uma GPU 450 de Mali.

Design da Mix Box 4K

O Mi Box 4K É um aparelho bastante discreto, lembra um pouco um Apple TV mas se faz passar muito mais despercebido que a caixinha da Apple. A Áºnica firula visÁ­vel É apenas um pequeno logotipo na parte superior do Mi Box 4K.

Por não ser grande e nem pesado, o Mi Box 4K pode ser facilmente ocultado atrás da televisão, o que não será nenhum problema para o sinal do competente controle remoto do aparelho.

O Mi Box 4K conta com as portas de entrada de energia, saida HDMI 2.0, USB 2.0 e porta de áudio hÁ­brida.

O porta USB suporta a conexão com pendrives e HDD externo para a reprodução de mÁ­dia e neste caso É muito mais comptente que qualquer Smart TV do mercado pois suporta uma infinidade de codecs para vÁ­deo e áudio, muitos dos quais os media players das Smart Tvs não conseguem reproduzir. Na saÁ­da de áudio É possÁ­vel conectar caixas de som externas. Aliás, o Mi Box É generoso quanto Á  conexão de áudio externo pois tambÉm suporta conexão com dispositivos de áudio via bluetooth.

O controle remoto do Mi Box 4K

O controle remoto do Mi Box 4K tambÉm merece destaque já que ele não funciona atravÉs de infravermelho e sim de conexão bluetooth, o que garante a conectividade deste com o Mi Box 4K mesmo com o aparelho estando ocultado atrás da televisão. Melhor ainda, você não precisa apontar o controle remoto para o local onde esta instalado o Mi Box para que o comando funcione corretamente.

São poucos os botões presentes no controle remoto, priorizando a navegação atravÉs de um D-Pad. Ele tambÉm conta com botões dedicados para Netflix e Amazon Prime VÁ­deo. Há tambÉm um botão para comandos de voz atravÉs do Google Assistente.

O controle remoto do Mi Box É alimentado por duas pilhas palito (AAA).

Funcionalidades do Mi Box 4K

Como você já deve ter notado acima, o firmware do Mi Box 4K É baseado em Android TV e não em um Android para tablets ou smartphones adaptado para TV Box. Isso faz sim grande diferença e É bastante perceptÁ­vel no uso dos aplicativos. A interface do Youtube, Netflix, Disney+ e outras É muito mais agradíel no Mi Box que em uma TV Box comum.

A interface do aparelho tambÉm É muito mais facilitada e intuitiva que em aparelhos Xing Ling, pelos mesmos motivos citados acima.

Mais uma funcionalidade excelente É o Chormecast Ultra 4K embutido no Mi Box 4K, tornando este Box um aparelho que É dois em um, tanto uma TV Box de marca com interface de alta qualidade quanto um Chromecast 4K.

o Mi Box 4K tambÉm conta com o recurso Data Saver que reduz o consumo de dados em atÉ 3 vezes, impedindo que aplicativos em segundo plano consumam dados de internet.

Enfim, É um baita aparelho pelas funcionalidades que apresenta e pelo preço pelo qual É vendido. Tem bons recursos de áudio e vÁ­deo que são bem equilibrados em relação Á s ofertas dos concorrentes. Aliás, seu concorrente com preço mais próximo no mesmo nicho de mercado tem limitações de aplicativos que podem ser instalados, por usar um sistema operacional proprietário.

O Xiaomi Mibox S 4K Android TV Smart Cast pode ser encontrado por R$ 399,99 na Amazon, Á  vista ou em atÉ 12 vezes de R$ 40,08, como você pode conferir no link.