Transmissão da TV Box com atraso – Delay do IPTV. É possível resolver?

1199

O leitor Diego enviou uma pergunta muito interessante para o GPS.Pezquiza.com, sobre a captação de transmissões de tv online através das famosas TV Box e acredito eu, ele está falando daquelas tv box modificadas que a galera costuma chamar de tv “alternativa”.

“É possível resolver esse delay dos apps IPTV? Tem algo que eu possa fazer para deixar no tempo certo?”

É necessário entender o motivo pelo qual acontece esse delay para que então você consiga resolver a questão que nos enviou.

Vamos então fazer uma comparação entre o delay existente nos apps de iptv e a venda de arroz, grão que está muito falado e lembrado nos últimos dias.

Pense no que ocorre com o arroz desde a colheita até chegar à sua casa:

1) O arroz é colhido e preparado para uma primeira armazenagem.

2) O arroz é armazenado em um silo até ele seja necessário para o beneficiamento.

3) O arroz vai para o beneficiamento, é ensacado para consumo e segue para um distribuidor/atacadista.

4) O distribuidor/atacadista vende o arroz para o supermercado que irá disponibilizar para o consumidor final.

5) O consumidor vai até o supermercado e compra o arroz que então será consumido.

Ufa, e olha que eu simplifiquei esses passos aí para não nos estendermos muito no assunto. Esse aí é o ciclo do mercado oficial do arroz, agora imagine se colocarmos no meio um mercado alternativo, que em uma parte desse processo todo aí uma parte do arroz está sendo desviado para ser revendido a uma parcela dos consumidores de arroz a um preço mais em conta que o do supermercado.

Atenção: esta é uma história de ficção e nenhum dos fatos narrados aqui é narração fiel da vida real.

Para haver uma venda alternativa de arroz que possa ser comparada com o que ocorre na tv “alternativa” dos apps IPTV, o problema ocorre justamente na parte 5 do caminho do arroz, descrito acima.

Nos teríamos a seguinte adição:

5.1) Cerca de 20% do arroz do supermercado está sendo desviado para um distribuidor “alternativo” que não está pagando por este arroz.

5.2) O distribuidor alternativo então repassa esse arroz para supermercados “alternativos” por um valor bem mais em conta que o valor oficial, de mercado.

5.3) O arroz desviado chega ao consumidor do mercado alternativo de arroz, que teve que esperar um pouco mais que o consumidor do mercado oficial de arroz, para poder consumir o produto.

Você nota aí que o que ocorre com o mercado alternativo é que acrescentam-se alguns passos a mais no processo, exatamente no ponto em que o arroz já está disponível para o cliente final do mercado oficial, já que os outros passos para trás não estavam frágeis para que ele fosse desviado naqueles pontos, ele só pode ser desviado pelos comerciantes do mercado alternativo quando já estava disponível para o consumidor do mercado oficial.

Dessa feita, o arroz alternativo precisa ainda fazer um novo trajeto de distribuição para este mercado, o que provoca um atraso na sua disponibilização para consumo pelo consumidor do mercado alternativo. Sendo assim, não há como o consumidor do mercado alternativo consumir o arroz antes do consumidor do mercado oficial, como também não há nada que o consumidor do mercado alternativo possa fazer para acelerar essa disponibilidade de consumo.

Pegando ainda carona na pergunta do nosso leitor Diego, se podemos comparar o arroz com os canais de tv, tanto para as operadoras oficiais quanto para os apps de iptv alternativos; também podemos comparar as TV Box com o veículo que o consumidor do alternativo irá usar para ir buscar o arroz, bem como podemos comparar a conexão de internet com a estrada que ele irá usar para ir até o supermercado alnternativo buscar o arroz para consumir.

Note que mesmo esse consumidor do arroz alternativo podendo comprar uma Ferrari e mesmo que o caminho entre a casa deste consumidor do alternativo até a o supermercado que disponibiliza o arroz alternativo seja asfaltado com o mercado capeamento possível e seja de sete vias de tráfego; mesmo essa facilidade toda de transporte não irá adiantar para acabar com esse atraso em relação ao comprador do mercado oficial, já que nem o equipamento de transporte e muito menos a estrada para trafegar transportando esse arroz terão a capacidade de retirar os passos a mais necessários para que o arroz alternativo esteja disponível para o seu consumo.

Lembre-se, foi necessário o arroz chegar até o supermercado oficial, já estando disponível para o consumidor oficial para que então ele pudesse ser desviado pelo mercado de distribuição alternativa desse arroz.

Espero que essa parte tenha ficado bem compreendida, basta você trocar arroz pelos canais, atacadista pelos grupos que concentram e revendem certos conjuntos de canais (Discovery, Fox, Globosat, etc.), supermercado por operadora de tv, consumidor oficial por assinante da operadoras, etc.

Vamos então ao bônus.

Pensando que há transmissões oficiais de diversas emissoras de tv no Brasil e no mundo, através da internet e que essas transmissões são sim um IPTV legal e oficial feito por estas emissoras, é interessante notar como essas transmissões oficiais muitas vezes não sofrem com o delay/atraso existente para o mercado dos apps IPTVs e até para as retransmissões oficiais via operadoras e tv digital terrestre.

Como exemplo posso citar algumas das transmissões do SBT ao vivo através do Youtube, em que eu mesmo já comparei algumas vezes programas podendo ser assistidos através de canais oficiais da emissora no Youtube, que através da tv digital terrestre aqui em Goiânia e acredito, sem medo de errar, bem antes que as operadoras de tv, cujo processo de empacotamento e disponibilização desses canais tem alguns passos a mais que os que ocorrem quando a própria emissora ou afiliadas colocam o seu sinal para ser visto por streaming, na internet.

Valeu e continue conosco!

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!

.