Receptores piratas vindos da China estão passando pela alfandega brasileira de boa quase sempre

941

Há uma três semanas mais ou menos que eu recebi um pedido de um antigo leitor do GPS.Pezquiza.com para que eu fizesse novamente uma daquelas pesquisas com os vendedores chineses para saber a situação em que se encontra a importação direta de receptores piratas lá da China pelos pequenos consumidores aqui no Brasil.

O tempo passou e o excesso de trabalho não me deixava fazer isto, atÉ que hoje consegui gastar algumas horas da minha tarde a questionar via chat alguns vendedores do Aliexpress e dar uma olhada nas avaliações de feedback que os compradores brasileiros estão deixando nos anÁºncios de venda de receptores piratas.

A situação É bem interessante para este mercado, já que ele mudou demais de uns dois anos para cá.

Primeiro que caiu absurdamente a quantidade de anÁºncios de receptores de satÉlite destinados ao Brasil e Á  AmÉrica do Sul. Ainda É possÁ­vel sim encontrar muitos anÁºncios, mas o que os vendedores dizem É que as vendas despencaram para esta região.

O foco destes vendedores está no mercado mais aquecido na Europa e norte da África que, segundo falam, apresenta atÉ mesmo mais facilidade para a abertura dos canais das operadoras que trabalham naquela região do que a abertura de canais das operadoras brasileiras.

Se por um lado o mercado está desaquecido para vendas aos brasileiros, por outro tudo indica que atÉ a alfandega tem se preocupado menos com os tais receptores de satÉlite piratas, tanto vendedores quanto avaliação dos compradores brasileiros nos receptores comprados indicam que os receptores piratas estão passando fácil fácil pela alfÁ¢ndega brasileira.

As marcas mais vendidas pelos chineses para o Brasil, por incrÁ­vel que pareça, continua a ser o famigerado Azbox Bravissimo, TocomFree e Azplay.

Esta facilidade já ocorreu em outros perÁ­odos recentes, bem como a repressão mais severa, agora tudo aponta de que está se passando um tempo de calmaria novamente.

A demora em liberar as mercadorias importadas no entanto está muito grande, mesmo que grande parte passe sem ser tributada, e muita coisa que esta sendo tributada não está sendo nem aberta.

Acredito que esta situação ainda permaneça assim por muito tempo a não ser que a quantidade de importação de todos os tipos de produtos caia de maneira vertiginosa tambÉm.

Obs. continua proibido importar receptores de satÉlite não homologados pela Anatel.