RECEPTOR TRANSFORMA EM IPTV O SINAL DA TV DIGITAL TERRESTRE

6360

Antes de mais nada quero agradecer ao leitor Sthefam que me avisou através de mensagem privada no facebook sobre este receptor que transforma em IPTV o sinal da TV. Quero também complementar dizendo que esta matéria não se trata de uma propaganda e muito menos de uma recomendação de compra deste aparelho, mas somente de uma matéria para falar sobre as funções que a fabricante afirma que este aparelho tem, o GPS.Pezquiza.com não endossa e nem atesta que este aparelho é capaz de funcionar da maneira que a propaganda dele afirma. Toda informação que publicamos abaixo está baseada na propaganda do produto publicada em sites distintos tanto para o Brasil quanto para outros países que contam com sinal da TV Digital Terrestre.

O leitor Sthefam enviou uma propaganda que ele recebeu sobre um receptor denominado HomeRun Connect, o receptor é vendido numa estratégia de venda já bastante batida aqui no Brasil mas que funciona muito bem, criasse uma página de venda para o produto, floreia-se as funções que ele tem como se fosse a oitava maravilha do mundo (mesmo que estas funções sejam as mesmas que os aparelhos similares do mercado tenha) e então o consumidor se convence de que o produto é mesmo algo espetacular e paga o preço sempre maior que o de mercado pelo produto oferecido.

Neste caso do HomeRun Connect, que é um produto que surgiu para o mercado norte americano que tem características diferentes em relação à cultura de assistir TV e à TV Digital Terrestre, onde é possível conseguir através do sinal de TV Digital Terrestre dezenas de canais que são oferecidos na tv paga mas de forma aberta e juridicamente legal de se captar. Na América do Norte há uma disputa muito grande por audiência entre as emissoras e lá 3% de audiência para uma emissora é considerado motivo de festa pois é uma audiência muito grande frente à quantidade grande de canais existentes e que realmente tem programação que interessa ao telespectador.

Diferente daqui do Brasil onde a TV Terrestre aberta é dominada em mais de 50% de audiência pela Globo, então são cenários que não podem ser comparados.

O problema em relação à diferença entre a realidade da TV aberta nos Estados Unidos e no Brasil é que a propaganda de produtos para captação de tv aberta que foram formatadas para os Estados Unidos e somente traduzidas para o público brasileiro, vendem o uso deste tipo de aparelho como se a pessoa fosse captar dezenas de canais do interesse dela sem precisar pagar assinatura e que vai ser uma programação espetacular na televisão dela, coisa que para o mercado brasileiro não é verdade, no mercado brasileiro a pessoa vai captar, quando bom, Globo, SBT, Record e Bandeirantes, alguns canais religiosos e com sorte outros canais, então não há nem como comparar estes canais com a programação que existe na tv por assinatura.

    COLOQUE seu nome e e-mail abaixo para receber nossas notícias. +100 MIL PESSOAS já cadastradas!!!
    CHEQUE AGORA SUA CAIXA DE ENTRADA para ativar a inscrição no e-mail de confirmação que foi enviado para você

De qualquer maneira, a possibilidade de você ter um receptor deste, captar as emissoras de tv digital terrestre com ele – ele é capaz de captar duas emissoras ao mesmo tempo – ligar este receptor no seu roteador de rede e o receptor transformar o sinal dos canais captados em IPTV para que você e outras pessoas consigam assistir através do smartphone, computador, tablet, console de video game, cliente DLNA, Apple TV, Chromecast… e até mesmo da Smart TV que estejam ligados no mesmo roteador que o receptor (rede interna, LAN) é uma função muito interessante.

O aparelho também se vende como uma solução interessante para hotéis, bares, restaurantes, condomínios e realmente é, no entanto tem que se atentar para a legislação vigente para não ter dor de cabeça ao usar ele. Com apenas um aparelho deste captando o sinal de um canal digital terrestre e o transformando em IPTV é possível que centenas de pessoas assistam ao canal em aparelhos conectados à mesma rede deste receptor. Pelo que eu sei condomínios podem usar este tipo de solução sem ferir nenhuma legislação de direitos autorais, no entanto é necessário consultar um especialista para que se tenha certeza disto.

Pronto, ao pesquisar no Google sobre este produto e ver a propaganda de venda dele você pode ignorar 90% do que lá está escrito e que não contemple esta qualidade que eu cite acima pois será só barulho para vender o produto e muito deste barulho não espelha o que realmente é o mercado de tv digital terrestre no Brasil.

Numa recente publicação para o GPS.Pezquiza.com falando de uma operadora que liberou a Copa do Mundo 4K para a possibilidade de se assistir nas TV Box, eu chamei a atenção do quanto as TV Box e por consequência o IPTV, estão se tornando um bom aliado para as operadoras de tv por assinatura e este exemplo deste aparelho pode mais uma vez abrir os olhos das tvs por assinatura para isto, é desta maneira que o consumidor quer consumir vídeo.

LEIA A MATÉRIA: COPA DO MUNDO EM 4K PARA TV BOX (E CELULARES) É OFERECIDA POR OPERADORA DO URUGUAI

Abaixo vou colocar um vídeo da página de venda do produto nos Estados Unidos em que é mostrado em cerca de um minuto a configuração do HomeRun Connect e a captação dos canais através de diversos aparelhos ligados à rede (tablet, celular, smart tv…) .