RECEPTOR DA SKY QUEIMANDO ENTRADA HDMI DA TELEVISÁƒO?! O QUE FAZER?

5355

O leitor JosÉ Carlos enviou o seguinte questionamento no e-mail do GPS.Pezquiza.com:

“Bom dia Richard,

Meu nome É JosÉ Carlos, assÁ­duo leitor seu. Suas dicas e toques no GPS.Pezquiza, são excelentes e de muita valia para os nossos conhecimentos.

Tenho uma dÁºvida e um pedido de sugestão a lhe pedir. O caso É o seguinte, meu genro É assinante da SKY, em Taboão da Serra – SP. E nos Áºltimos tempos a TV que ele usava, uma AOC 40 pol, queimou por três vezes a placa HDMI, (basta chover que acaba a energia). A queda de energia nesta localidade É constante.

A pergunta É: existe algum meio de se evitar isso? Pois imagino que o problema É com a ligação da antena SKY, com o decodificador e TV. Existe um aparelho que faça essa proteção? Já recomendei a ele a instalação de um No-break para proteção das quedas e surtos elÉtricos, mas e quanto Á  antena? Agradeço de antemão. Muito obrigado.”

Muito obrigado pelas suas palavras sobre o nosso trabalho.

Quando você começa a ter problemas com a queima especÁ­fica de uma peça na sua televisão, É importante pensar em outras causas alÉm da constante flutuação de energia no local onde a televisão está instalada, alÉm disto a peça que está sendo mais afetada pela constante queima, a porta HDMI, não É uma peça que costuma queimar por picos de energia.

Eu daria alguns conselhos para quem mora em uma região com chuvas constantes, incidência de raios e a consequente queda de energia por ocasião do clima e de a concessionária de energia ter instalado um transformador de energia mal dimensionado na rede que atende Á  sua residência e aos seus vizinhos.

Comece por fazer um bom aterramento na sua residência, principalmente para atender Á queles equipamentos mais frágeis, mas não posso esquecer de lhe aconselhar que um bom aterramento tambÉm É importante para os equipamentos que podem provocar algum dano fÁ­sico Á s pessoas por choque elÉtrico.

A antena parabólica da Sky tambÉm É um equipamento que merece aterramento, em locais com grande incidência de raios o risco É bem maior , você deve se atentar ao fato de que o raio nem precisa cair diretamente sobre a antena para afetar o equipamento, dependendo da condução que pode exister entre o local onde raio caiu e a antena os equipamentos podem ser afetados da mesma maneira, clique no link abaixo para saber mais sobre o aterramento de antenas parabólicas:

COMO ATERRAR ANTENA PARABÁ“LICA

Quando a antena parabólica É afetada por uma descarga de um raio o natural É que haja a queima do tuner do aparelho que estiver ligado Á  antena, leve em conta que o raio cair diretamente na antena É um acontecimento muito, muito raro, a antena sofre mais com a sobra de descarga de raios que caÁ­ram nas proximidades, se o raio caisse diretamente na antena não haveria aterramento que conseguiria salvar a televisão e os aparelhos ligados a ela.

Seu conselho de usar um nobreak tambÉm É muito importante para a televisão e outros aparelhos frágeis estejam usando uma corrente sempre estabilizada, coisa que o nobreak faz muito bem os ditos estabilizadores de energia não fazem, por isto dê preferência ao nobreak.

Você desconfia que o problema esteja no receptor da Sky, estando este ligado Á  HDMI da televisão, esta HDMI estaria sofrendo queimas constantes e você não cita problemas com o próprio receptor da Sky.

No meu caso eu já estaria desconfiando do receptor da Sky e se ele for fruto de assinatura eu já teria pedido a troca do aparelho pois pode ser o receptor que tenha algum problema eletrônico que está sobrecarregando a placa HDMI da televisão. No mÁ­nimo a troca do receptor e do cabo HDMI para dormir com a mente mais tranquila, o cabo HDMI tambÉm pode ser o motivo já que cabos mal construÁ­dos podem fechar curto e danificar a porta HDMI.

Mas você tambÉm tem a própria televisão AOC que pode ser, por si só, a parte mais frágil do problema, a AOC É uma marca que monta televisores para diversas outras marcas mas não costuma ter uma reputação muito boa na montagem das suas próprias televisões. Tendo queimado por três vezes a porta HDMI dela já É um caso a se pensar em passar essa tv pra frente e comprar um outro aparelho.

Boa sorte para vocês e continue conosco.