PARA CONTER CARDSHARING OPERADORA OBRIGA ASSINANTE A ASSOCIAR CARTÁƒO AO DECODIFICADOR

4179

A liberdade de uso dos cartões de acesso condicional das operadoras de tv por assinatura, em que era possÁ­vel utilizar receptores de satÉlite que não eram os fornecidos pela operadora de tv por assinatura, está chegando ao fim para os assinantes da Canal+ da França, a operadora resolveu tomar uma medida “enÉrgica” para conter a pirataria de seu conteÁºdo atravÉs do cardsharing, está obrigando os seus assinantes a sincronizarem os seus cartões de acesso condicional com um Áºnico decodificador fornecido pela própria Canal+.

O prazo limite para proceder esta sincronização do cartão com o decodificador foi estipulado para o próximo dia 25 de fevereiro. Este será o Áºltimo dia em que será possÁ­vel fazer a sincronização cartão/decodificador, quem não o fizer terá o seu cartão de acesso condicional bloqueado e não conseguirá mais, com estes cartões, acessar os pacotes de canais que contratou da Canal+.

Segundo a Canal+, todos os seus assinantes receberam atravÉs de correio eletrônico um informativo da empresa que os colocava a par da obrigatoriedade de fazer a sincronização, neste mesmo informativo tambÉm havia um tutorial ensinando como proceder para que a sincronização fosse feita atravÉs do menu Espaço do Cliente, no próprio decodificador.

A Canal+ já vinha lutando contra o cardsharing de seus pacotes de canais na França havia alguns anos, como exemplo você pode ler a matÉria que publicamos aqui no GPS.Pezquiza.com em 2013:

15 presos por criar rede de cardsharing na França

A liberdade de se poder usar o cartão de acesso condicional da Canal+ em decodificadores alternativos acabou por criar algumas negociações paralelas deste cartões tanto na França quanto nos paÁ­ses vizinhos que queriam ter acesso ao conteÁºdo emitido pela Canal+.

Era possÁ­vel, por exemplo, comprar ou trocar estes cartões com outras pessoas que tinham interesse em pacotes de canais diferentes e atÉ mesmo de outros paÁ­ses, alguns vizinhos tambÉm criavam redes de cardsharing entre si, alÉm de existirem centenas de serviços de cardsharing nos moldes dos que conhecemos aqui na AmÉrica do Sul.

A Canal+ diz estar ciente de que há operadoras que sincronizaram os cartões de acesso condicional com o decodificador original da operadora e continuam a ser vÁ­timas do cardsharing e outras práticas possÁ­veis com o cartão de acesso condicional, mas diz estar segura que seu mÉtodo de criptografia será forte o suficiente para barrar a prática. Atualmente a Canal+ France usa a criptografia Nagravision 3 atravÉs do satÉlite Astra na posição orbital 19,2E.

No Brasil as operadoras já usam a prática de sincronizar o cartão com o decodificador há anos, o que teoricamente impossibilita o uso de seus cartões de acesso condicional com outro receptor que não seja o original da operadora.