Para a pirataria da tv acabar os assinantes tem que pagar mais caro pela mensalidade

944

Recebi uma mensagem no private do facebook com um leitor do site falando contra a pirataria da tv por assinatura e depois falando que há uma maneira muito fácil de as operadoras de tv acabaren com a pirataria da tv por assinatura sem necessidade de recorrerem ao Estado para ajudar no combate da pirataria da tv paga.

Qual É este jeito fácil que o nosso colega leitor do GPS.Pezquiza.com propõe? Usar uma versão mais forte de criptografia dos pacotes das operadoras de tv paga.

Será mesmo? Só para começar a pensar nesta questão, a primeira coisa que irá acontecer se as operadoras realmente decidirem por usar versões mais fortes dos sistemas de criptografia de seus pacotes de canais seria o aumento no valor da mensalidade dos pacotes de canais que elas comercializam, valor este que aqui no Brasil já É absurdo.

AlguÉm aÁ­ acha que aumentar o valor da mensalidade da tv paga É uma boa estratÉgia para se conseguir mais assinantes?

Por que É preciso aumentar o valor da mensalidade ao se usar uma criptografia mais forte dos pacotes de tv paga?

O primeiro ponto É que quanto mais atualizada e forte É a criptografia que se usa na tv por assinatura, mais caro a operadora deve pagar mensalmente pelo uso dela.

Muita gente não sabe, mas o sistema de criptografia de canais da tv paga não pertence e nem É desenvolvido pelas operadoras de tv, eles são desenvolvidos por poucas empresas de segurança de dados e para usar estes sistemas as operadoras pagam uma mensalidade por assinante para as empresas que desenvolvem estes sistemas. E essa mensalidade de uso da criptografia dos canais da tv paga É cobrado do assinante, É a lei de mercado.

Mas não É só no valor que se paga para usar a criptografia dos canais que finalizaria a conta.

Usar uma criptografia mais forte pode significar para a maioria das operadoras de tv a necessidade de trocar o cartão de acesso condicional, aquele cartão que parece um cartão de crÉdito o qual algumas operadoras de tv por assinatura ainda usam. E este cartão tambÉm custa uma boa grana, fora a logÁ­stica fenomenal para trocar o cartão de todos os decodificadores que estão na casa de milhões de assinantes.

Lembrando que muitos assinantes tem mais que um ponto de tv por assinatura em casa, e tem operadoras com alguns milhões de assinantes, quantos milhões de cartões de acesso condicional devem ser trocados?

Enquanto não se troca a maioria de todos os cartões de acesso condicional não se pode usar a nova criptografia, sob o risco de deixar milhares de clientes que pagam para assistir tv, sem poder assistir Á  sua tv paga.

Quem pagaria a conta da troca dos cartões de acesso condicional? O assinante.

Mas vamos dizer que a operadora vai encarar trocar todos os seus cartões de acesso condicional, ou outra forma que elas usem para controlar o acesso aos pacotes de canais de seus clientes, será que os receptores que elas usam para suportar o sistema antigo de criptografia de canais que elas usavam tambÉm vai suportar o novo sistema de criptografia que elas contratarão?

Trocar o sistema de criptografia de canais implica em mais poder de processamento e memória dos seus receptores, e tem muita operadora por aÁ­ que tem decodificadores de canais que são verdadeiras carroças.

Ou seja, se os decodificadores não suportarem o novo sistema de criptografia então deverá haver a necessidade de trocar os decodificadores, quem paga a conta? O assinante.

Mas vamos novamente acreditar que atÉ mesmo esta fase de troca de decodificadores foi feita pelas operadoras, quem É que garante que não será mesmo possÁ­vel quebrar esta nova criptografia, já que a tecnologia avança a passos largos todos os dias, inclusive para a turma de hackers que trabalha para a pirataria da tv paga?

Pior ainda, com o avanço da qualidade da tv por streaming, nem mesmo necessidade de quebrar criptografia de canais da tv paga existe mais, basta usar um equipamento para transmitir a imagem de qualquer canal de tv via streaming e a pirataria continua a ser feita.

A verdade É que as operadoras de tv por assinatura, quanto Á  pirataria da tv paga, encontram-se em uma situação muito complicada.

IdÉias para acabar a pirataria da tv paga tem muitas, atÉ agora eu não vi nenhuma fácil de implementar e muito menos vi as ideias já implementadas surtirem bom resultado.


smart-tv-fim-suporte-youtube

acabar-pirataria-da-tv-por-assinatura