Os principais receptores de tv streaming – legais – nas AmÉricas

3240

A consultoria Parks Associates realizou um estudo nos Estados Unidos para determinar quais são os principais receptores de tv streaming atualmente no mercado.

Isto por que o mercado de conteÁºdo digital de vÁ­deo e áudio por streaming tem crescido cada dia mais rápido e tende a abocanhar mais da metade do bolo que hoje pertence aos meios clássicos de transmissão de tv linear.

Apesar de existirem as Smart TVs, o mercado de receptores para tv streaming tem se mostrado mais interessante para o consumidor a medida que É mais fácil para estes aparelhos conseguirem parcerias com aplicativos de conteÁºdo de tv e áudio streaming do que as parcerias feitas pelas fabricantes de smart tvs.

AlÉm disto, estes aparelhos levam marcas de grandes da tecnologia como Google, Apple e Amazon.

Grandes produtoras de conteÁºdo já estão aderindo a estes aparelhos para distribuir diretamente os seus conteÁºdos, se livrando um pouco da dependencia das operadoras de tv por assinatura para distribuir o seu conteÁºdo pago.

HBO, Disney, Turner e tantos outros disponibilizam conteÁºdo atravÉs de aplicativos nestes receptores de tv streaming.

AlÉm destes, nomes consagrados do streaming de vÁ­deo como Netflix e Youtube tambÉm são aplicativos que fazem parte destes receptores e que ajudam a alavancar a venda deles.

A Parks Associates chegou ao seguinte resultado sobre os principais receptores de tv streaming no mercado dos Estados Unidos:

– O Roku É o que detÉm a maior parcela de mercado, com 34% do mercado e É apontado pelo consumidor norte americano como o melhor receptor de tv streaming entre todos.

– O Google Chromecast vem logo em seguida com 19% do mercado, ele tambÉm É vendido aqui no Brasil, no entanto sem grandes campanhas publicitárias ele ainda não emplacou por aqui e muita gente nem sabe para que ele serve.

– O Apple TV É o terceiro nome mais desejado no mercado norte americano, tambÉm É vendido aqui no Brasil mas por aqui ele É visto como um dispositivo para acessar o conteÁºdo do iTunes e comprar vÁ­deos e mÁºsicas oferecidos pela Apple. Ele tem 17% do mercado dos Estados Unidos.

– Por fim o Amazon Fire TV, que É bastante similar os Roku mas que por enquanto tem 14% do mercado de receptores de tv streaming.

Há diversos outros aparelhos com participação bem menor que a destes quatro principais e por isto não foram levados em consideração pela Parks Associates.

Eu tenho dois destes aparelhos, o Google Chromecast e o Apple TV.

O Chromecast eu uso praticamente todos os dias para assistir ao conteÁºdo do Netflix e tambÉm do Youtube. Já o Apple TV está engavetado pois o Chromecast se mostrou mais interessante para o meu uso.

Quem sabe eu tiro ele da gaveta para gravar um vÁ­deo para o canal GPSPezquizaOficial qualquer dia destes.

Mas para os brasileiros eu recomendo mesmo usar o Chromecast, que pode ser encontrado aqui mesmo no Brasil, dependendo dos sites em que você procurar, a partir de R$ 120.

É inegíel que o Youtube e o Netflix já são fortes concorrentes da tv linear aqui no Brasil e a participação deles no mercado de entretenimento digital entre os brasileiros tende a aumentar muito nos próximos anos.