MEGAOPERAÁ‡ÁƒO CONTRA A PIRATARIA DA TV NO BRASIL – SÉRGIO MORO SE PRONUNCIA

3841

A PolÁ­cia Civil deflagrou hoje uma mega operação contra a pirataria da TV por Assinatura no Brasil. Denominada de Operação 404, ela atingiu 12 estados da federação: Amazonas, Bahia, EspÁ­rito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, ParaÁ­ba, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo. Houve uma ampla cobertura do Grupo Globo sobre a operação, inclusive dando grande espaço nos jornais da emissora para o assunto.

O objetivo da Operação 404 (nome escolhido pois É o código de erro na internet que indica que o site está fora do ar) É bastante ousado: colocar fora de combate (404) centenas de sites e serviços de IPTV no Brasil, o que deveria colocar fora de combate a pirataria da tv por assinatura via IPTV no paÁ­s. Mas não me parece ter sido isso o que está ocorrendo depois de todo o estardalhaço feito em volta dessa operação 404.

E olha que a publicidade em cima da situação foi realmente assustadora, colocando na mesa, no começo do dia, uma parceria do Brasil com as autoridades americanas para dar um fim nesses sites (cujos links ainda não foram revelados) e plataformas IPTV.

Quando a dia foi passando já foram surgindo matÉrias em “grandes sites de tecnologia” admitindo que não É bem assim, que os envolvidos sabem que nem todo o conteÁºdo que eles planejam derrubar, relativo Á  pirataria da TV por assinatura, está hospedado em territórios ao alcance das justiças brasileira e americana. Pergunta: eles não deveriam saber isso antes de deflagrarem a operação e fazerem o estardalhaço de que o resultado seria atômico contra a pirataria da tv paga?

Eu fiz uma live no perÁ­odo da manhã falando sobre o assunto e outra durante a noite, e no intervalo entre uma outra fui entender qual É o pensamento das pessoas que deveriam ser impactadas pela tal operação, nesse caso seriam os clientes do serviço IPTV, e o que entendi É que essa operação pode acabar sendo um tiro no pÉ, passando a imagem para milhões de brasileiros de que o governo gosta de perseguir pessoas pobres enquanto fecha acordo com magnatas para explorarem as riquezas do Brasil.

Sim, foi exatamente esse o sentimento que as pessoas me passaram durante o dia.

Depois eu fiquei pensando: teria a Globo armado uma arapuca para cima do Ministro SÉrgio Moro? Teria a Globo levado o Ministro SÉrgio Moro a deflagar uma operação espalhafatosa que parece estar se mostrando inócua de resultado mas que pode gerar uma mancha na imagem do Ministro Moro entre a população mais pobre?

Segundo os comentários que ouvi, durante as reportagens veiculadas pela emissora a Globo foi insistente de que a Justiça deveria tomar uma ação dura contra os usuários dos serviços de IPTV e que a resposta dada para esse pedido da Globo teria sido afirmativa.

Ora, todos sabem que quem usa serviços de IPTV não se fazendo nada errado e que há uma grande parcela da população que não tem nenhum sentimento de ilegalidade em relação Á  pirataria da tv por assinatura. Pelo contrário, há no Brasil um sentimento de se estar fazendo justiça ao piratear a tv por assinatura, e justificam com frases do tipo:

– as operadoras nos roubam com preços muito elevados, proibitivos para os assalariados.

– os polÁ­ticos roubam milhões lá em Brasilia, por que eu não posso usar um IPTV aqui em casa?

– Quando eu era assinante a operadora me prejudicou e tratou mal de tudo que É jeito e a Justiça nunca faz nada contra as operadoras.

Agora pensem esse sentimento na população se voltando contra o Ministro da Justiça, que colocou a sua própria imagem ao tuitar sobre a operação e seu tuite ter ganhando destaque na imprensa durante o dia.

Teria a Globo armado para colocar no Ministro Moro e no Governo Federal a imagem de quem perseguem os pobres e beneficiam os magnatas?

Esperemos o resultado da operação ser divulgado e o passar dos dias para ver o sentimento das atingidos por ela.

Se desejar assista Á s Lives que citei no canal GPS.Pezquiza.Oficial:

URGENTE!!! MEGAOPERAÁ‡ÁƒO CONTRA PIRATARIA NO BRASIL

SERGIO MORO CONTRA A PIRATARIA – OPERAÁ‡ÁƒO 404